Figura da semana: POETISA GUINEENSE VENCE CONCURSO DO BANCO MUNDIAL PARA ÁFRICA OCIDENTAL E CENTRAL

A jovem poetisa guineense, Maitana Ferreira, é uma das vencedoras do Concurso denominado “Youth Act On Edu” do Banco Mundial para África Ocidental e Central 2022, com o tema: “Num país Adormecido de Maitana Sanchez Vaz”. Ferreira foi a única guineense que apresentou a candidatura e conseguiu esta proeza de figurar na lista dos vencedores deste projeto do Banco Mundial.

Os participantes foram avaliados por funcionários do Grupo do Banco Mundial juntamente com um grupo único de artistas africanos. O projeto é uma estratégia regional de educação do Banco Mundial para África Ocidental e Central que estabelece áreas prioritárias, princípios orientadores e opções políticas para apoiar os países no aumento do acesso à educação e na melhoria da qualidade da aprendizagem ao longo dos próximos três anos.

A estratégia centra-se nos desafios comuns numa região altamente diversificada e abrange todos os subsetores da educação, incluindo o ensino formal e informal, técnico e profissional, bem como o ensino superior.

BIOGRAFIA

Natural de Bissau, a jovem poetisa tem 23 anos de idade Maitana Ferreira, estuda atualmente na Faculdade de Medicina de Bissau “Raúl Díaz Arguelles”. Entrou no mundo literário em 2020 e criou uma página virtual do serviço de escrita intitulada “A Pequena Poetisa”. A página conta agora com mais de 15 mil seguidores, disponibilizando artigos literários da própria.

A jovem carrega consigo inúmeras qualidades: é uma menina doce com uma mente brilhante, uma voz suave num tom cativante. Ferreira está a escrever, no momento, um romance que será lançado brevemente em Bissau.

A poetisa sonha um dia alcançar a cura não só do corpo, mas também da alma de que todos que precisarem.

Por: Alison Cabral

4 thoughts on “Figura da semana: POETISA GUINEENSE VENCE CONCURSO DO BANCO MUNDIAL PARA ÁFRICA OCIDENTAL E CENTRAL

  1. Parabéns parabéns parabéns, Jovem Maitana,eu sempre sei quê você chegará longe.eu só quero dizer é isso mesmo quê queremos para alcançar o alto nível de dissivolmento do nosso país.cada qual tem direito de realizar e pôr em prática a vocação da sua própria visão e colocá-lo em prática, e tudo o que ter de bom para dissivolmento do nosso país.você valeu vamos apoiar você moralmente que você é capaz de fazer mais do isso ,seja forte como de sempre muito obrigado e tudo.

  2. Ela bem merece este reconhecimento !
    Pelas qualidades de escrita que apresenta quer pela maturidade dos seus conteúdos ! Como poetisa vejo nela uma verdadeira artista da palavra e de sentimentos profundos de sociabilidade e humanismo pelo seu povo de forma particular.

  3. A Maitana é uma inspiração para a juventude guineense. Ela é uma oportunidade para convidar os jovens a transformar as horas perdidas na “bantaba” contando histórias da vida dos outros em leitura e transformar dos nossos pensamentos nas obras literárias. Acredito que a juventude guineense será capaz de reverter o pensar ser sem nada fazer em ser fazendo. A Maitana é convite para essas mudanças.
    Sucesso o país espera muito de Maitana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.