Ministra da Educação: “RESULTADOS ALCANÇADOS NO QUADRO DO PROJETO RESET SÃO ENCORAJADORES”

A Ministra da Educação Nacional, Martina Moniz, afirmou esta quarta-feira, 28 de setembro de 2022, que os resultados alcançados pela Enabel no quando do projeto de relançamento do Ensino e Formação Técnica Profissional (RESET) são encorajadores.  

A ministra da Educação Nacional falava na abertura da reunião de pilotagem do projeto RESET no centro de formação profissional Brasil/ Guiné-Bissau financiado pela União europeia.  

A governante manifestou o desejo de o governo continuar a reforçar ainda mais a colaboração e parceria com a Enabel, na implementação do projeto de relançamento do ensino e formação técnica profissional para o emprego.

Por sua vez, a representante da União Europeia, Nadilene Onclain, salientou que desde 2020 o projeto RESET tem contribuído para melhorar a oferta e a qualidade de serviços públicos e privados de formação profissional prestados na Guiné-Bissau.

Manifestou a disponibilidade de a União Europeia (EU) de continuar a trabalhar com os seus parceiros e destacou a formação profissional como uma das vias para formar técnicos qualificados que vão estimular os setores chaves de desenvolvimento económico.

“O trabalho de qualificação da força de trabalho deve ser acompanhado de estratégias claras de criação de emprego que permitam garantir oportunidades de prosperidade profissional e económica”, indicou.

Nadilene Onclain defendeu que os centros de formação devem ser espaços dinâmicos de trabalho com jovens que oferecem oportunidades de crescimento e de partilha de práticas laborais. Contudo, frisou que é necessário adotar mecanismos de boa gestão que incluam professores qualificados e dirigentes dotados de uma estratégia ajustada e orientadora para o setor.

No seu discurso, a diplomata prometeu que a delegação da UE na Guiné-Bissau continuará a apoiar o setor da educação e de formação técnico-profissional.

Nadilene Onclain disse que, com base nos dados de um estudo encomendado pela União Europeu, os rapazes lideram o índice de formação profissional no país com 63% contra 37% das raparigas e mulheres.

Por sua vez, a Representante de Enabel, Annick Petters, disse que a adaptação não podia acontecer sem uma equipa engajada no seu trabalho e um comité de pilotagem comprometido.

“Em 2022 desenvolvemos a política de formação técnica profissional, dos quadros, o plano de estabelecimento de quatro centros de formação, os instrumentos de avaliação e o seguimento do estágio e a formação e o seguimento do projeto de agricultura de cem jovens”, referiu.

Por: Carolina Djemé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *