O combatente da liberdade da Pátria e primeiro vice-coordenador nacional cessante do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Luís Oliveira Sanca, faleceu esta madrugada, em Bissau, disseram a O Democrata fontes familiares.
Até à data da sua morte, Oliveira Sanca desempenhava as funções de conselheiro especial do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, cargo que fora nomeado a 09 de abril de 2021.
O partido do qual o malogrado fazia parte está reunido no seu II° Congresso Ordinário, no ilhéu de Gardete, nos arredores de Bissau.
Luís Oliveira Sanca desempenhou várias funções governamentais desde 1972, sendo a última como membro do governo liderado por Carlos Gomes Júnior, entre 2010 a 2012.
O ex- dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foi um dos signatários do Acordo de Argel em 1973 e foi também o primeiro embaixador da Guiné-Bissau na Argélia.
Natural de Bolama, Luís Oliveira Sanca, nasceu a 30 de outubro de 1940. Foi dirigente do PAIGC e ingressou na luta armada em 1961, na vizinha República da Guiné – Conacri.
Por: Tiago Seide



















