GERALDO MARTINS AFIRMA QUE O PAÍS PRECISA DE AJUDA EXTERNA

O ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins, disse hoje, 10 de Março, que a Guiné-Bissau precisa de ajuda externa, mas defendeu que o objectivo do executivo é trabalhar para que o país não dependa das ajudas externas. Geraldo Martins fez estas declarações numa entrevista realizada nos estúdios da Televisão Nacional da Guiné-Bissau, para falar das perspectivas da Mesa Redonda que o executivo prepara com os parceiros e a ter lugar em Bruxelas – Suíça, 25 do mês em curso.

A entrevista realizada simultaneamente com o jornalista da Radiodifusão Nacional contou igualmente com a presença de jornalistas de alguns órgãos da comunicação social públicos e privados do país.
O titular da pasta da Economia e Finanças afirmou que a Mesa Redonda de Genebra não vai resolver os problemas económicos do país, mas que o “encontro com os doadores internacionais servirá de um espaço, onde o país espelhará a sua visão estratégica de desenvolvimento aos doadores e investidores”.

O governante avançou que os factores que cativam os investidores são a paz e estabilidade. Informou ainda que o país vai a Mesa Redonda apresentar o seu documento estratégico de dez anos (2015 a 2025), onde constam os pilares eleitos pelo executivo como prioridades. Sustentou que no documento estratégico pode-se destacar alguns sectores considerados prioritários pelo executivo, designadamente a infraestruturação do país, agro industrialização, desenvolvimento urbano, desenvolvimento humano e a biodiversidade. Este último apontado como um pilar transversal.

“A conferência dos doadores servirá para o país expor a sua ideia perante os parceiros de desenvolvimento, assim como os programas e projectos. E também ouvir os parceiros para saber se se identificam com os programas e projectos da Guiné-Bissau, assim como a sua consistência nas suas visões. Se assim for, ouviremos dos parceiros a sua área de intervenção”, notou.

O ministro afirmou que a Guiné-Bissau é um país dependente de ajuda externa, dando o exemplo do Orçamento Geral do Estado (OGE) que é de 148 mil milhões de francos CFA, revelando que apenas 63 mil milhões francos CFA são receitas internas do nosso país.

“Isso demonstra que o nosso OGE está altamente dependente da ajuda externa”, referiu o governante, avançando que de momento o país precisa de ajudas externas, mas que o objectivo do executivo é trabalhar para que não se continue a depender de ajudas externas.

“Este ano o país entrou com uma soma de 63 bilhões de francos CFA, no próximo podemos chegar 81 bilhões e no ano seguinte podemos atingir 100 bilhões da participação do Estado guineense no OGE, apenas com os recursos internos. É nesse sentido que vamos pedir o apoio da Comunidade Internacional para financiar os projectos que permitirão ao país levantar a cabeça, gerar empregos e fazer crescer a sua economia”, explicou.

Por: Sene Camará

4 thoughts on “GERALDO MARTINS AFIRMA QUE O PAÍS PRECISA DE AJUDA EXTERNA

  1. Espero que esse estrategia veio a dar os resultados positivas para que possamos deminuir a dependencia de ajudas externas se continuamos com esta estabilidade e paz vamos ultrapassar esses defeitos de pedir ajudas mesmo que vamos precisar nao vai ser muito.

    1. O que aconteceu com o comentário de que foi postada …? esqueceu-se claramente que, assim, são os meios de comunicação Bissau, publicado apenas o que interessa a poucos. As pessoas devem permanecer desinformado. Isto torna mais fácil o abate.

      Eu amo a Guiné Bissau.
      Para a Guiné Bissau livre … .para a liberdade de expressão …

  2. … Com o devido respeito e nada pessoal.

    Ojala., Esta viagem é rentável e que não é apenas um passeio de viagem para vangloriar-se ministro no estrangeiro … nada pessoal contra você, GERALDO MARTINS.

    É de ter em conta que uma vez que pode convencer potenciais empreendedores no país. Não deixe como empresário suíço que investiu pesadamente em hiso nhacra e até agora todos os seus bens foram confiscados. Para um reajuste salarial que ele fez em seus dias a empresa, a causa desse ajuste foi por falta de desempenho. Pelo que foi forçado a sair da empresa almeno temporadas Cajul. este reajuste salarial não gosto muito a secretária da empresa, neste caso (suposta vítima). Aproveito esta definição cadeado e polícia loja presença salariar e identificou uma empresa legalmente constituída legalmente. Por trás de todo este caso da máfia, é apenas um empregado malandra Bissau reconhecido antecedente.
    Protegido por uma máfia clandestino. Típico da Guiné Bissau.
    Este é o perfil criminoso que está lhe dando uma chance na vida, ganhar a confiança de um branco e, em seguida, remover tudo e … Se Branca faz o que quer a ameaçar de morte e, em seguida, dividir todo o branco.

    O pior caso mencionado acima é que até agora este caso judicial em curso. E toda uma comunidade permanece opção ou esperança de um emprego. Falo comunidade Nhacra, que desta vez fez um protesto reunindo você atirar na área, pedindo que o tribunal de família para fazer urgente intermediação Bissau. Para a acusação sustenta a empresa serrilhada e todos os bens confiscados. Aceite o pagamento de uma indemnização que lhe foi imposta pelo Tribunal de Justiça nos seus dias. Agora a empresa quer pagar, mas a outra parte se recusa a aceitar o pagamento. O problema é que o Ministério Público pede a dívida toda a empresa. Vantagem de que a empresa tem pouca renda … se não igresos zeros, porque esta inativo e a única renda que tem até agora. É a cobrança de aluguel de sua sede (a loja) em Nhacra, cobra um aluguel nominal mensal para manter o edifício, etc. 150.000cf. Mês. Mas aqui é claro que o objetivo é forçar todo o caminho para obter algo mais ….

    Sepultura muito grave, para a economia da Guiné-Bissau.
    Um inquilino que detém o armazém alugado perdeu o contrato para esta campanha Cajul. Contratos 1.000tn e 3.000tn.esto deixa claro que as soluções são propostas pela empresa. Desde que você está à procura de alternativas para tornar a dívida frete. Mas a outra parte mantém a sua estratégia de chantagista para que isto não acaba … no final nós sabemos tudo o que é o propósito do autor da denúncia.

    A grande questão….?? Como é que este caso tem vindo a complicar tanto?. Em seus dias aqui Nhacra passo branco suíço de mão em mão e ninguém podia, eu faria qualquer coisa ou defender a empresa. Isto significa que o queixoso tinha usado todos amarrados bem. Em seus dias era impossível dar bilhetes para prova em tribunal, as provas que implicam a empresa de falsas acusações e … essas mesmas alegações condenou o empregado (secretário) roubo, chantagem e ameaças. Todos estes testes foram rejeitadas pela família Bissau funcionário do tribunal. Tão grave situação caso que veio ameaças de morte para o branco. Se o continuou voltando a Bissau perigo de morte, etc.

    Como todos sabemos, aqui não há nenhuma intenção de coletar essa compensação. O único objetivo é conseguir algo mais. É incoerente que um tribunal pinorar enviar a uma riqueza de mais de mil vece o valor da dívida a pagar: 6.000.000cf. Para este montante tem jurisdição pinorado todos os ativos da empresa (você vem superior a 290.000 €) … ??????????????? …
    Onde é legal nesse sistema?. Como uma ara estrangeira investimentos seguros no país, como eles vão gerar empregos desde …? Como ajudar os investidores estrangeiros em Bissau …?

    Do meu ponto de vista e … Acho que o resto do mundo também. Para este país para oferecer ou dar garantia aos investidores estrangeiros. Eles tem que começar com o respaldo legal para a comunidade. O sistema legal deste país é totalmente corrupto. Aqui está o que os investidores estrangeiros são apenas um alvo fácil para muitos criminosos que vagueiam sua largura por Ruas Bissau e … abrangidos pelo big boss que gerir ou tomar decisões em diferentes instituições que representam a segurança deste país. Eg., Ministério do Interior, os tribunais (secretário tribunal de família), etc.
    Guiné-Bissau é um país manipulado, massacrado, seqüestrado e escravizado por alguns analfabetos que sofrem de qualquer natureza intelectual (falo marginalização mental). É hora … é hora de que guinennse mais real começam a assumir o controle de nosso país, o nosso país. Guiné-Bissau uma nação transparente e humilde merece.

    Para concluir:
    As informações sobre as boas intenções de investimento, que planejaram a Swiss já mencionamos neste tópico. Este cavalheiro veio nos seus dias neste país convidado pelo nosso governo em seu dia. Ele veio com um grupo de empresários suíços destinam-los e para fazer investimentos no país. Foi para fundar uma entidade diplomática suíça neste país.
    É triste saber que, até recentemente manteve as contem as portuários em diferentes países, preparados para abrir Bissau equipamentos … equipamentos e máquinas: shell de Cajul e máquinas para outras indústrias. Essa indústria foi a reciclagem de vidro, alumínio e plástico, etc.
    Em última análise, tudo isso foi devastado por um funcionário exemplar que entregou arroz e dinheiro sem retornar para a empresa … que ela era maltratada, etc. É claro que, até agora nada foi claro ou transparente e que o caso ainda está de pé e manipulada … .. (Quem tem histórico criminal?) …

    Importante saber:
    Nos seus dias o branco suíço e propôs alguns meios de comunicação em seu país e em outros países europeus. Para fazer declarações públicas sobre este caso turbulenta Guiné Bissau. Mas ele manteve sua sanidade, ele diz que todos os guinennse não são iguais. Que as pessoas ruins estão por todo o mundo que este país deve ser dada a oportunidade de reforçar a sua nação. Por agora este homem e seu ambiente pessoal empresários suíços, e não querem fazer negócios no país.
    Fim

    … Eu amo Guiné-Bissau.

  3. Tenha uma boa viagem Sr. GERALDO MARTINS.
    Esperamos que todos viagem bem sucedida para a Suíça. Espero que o comentário que foi cancelada pela a administração, isto significa, poderia chegar a seu escritório. Tenho certeza de que você tomar a ação apropriada sobre o caso mencionado.
    Saudações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *