Figura da semana: CATCHIA APRESENTA SEU LIVRO “AS CRÔNICAS DE UM MUNDO A PRETO E BRANCO”

Cristiana Augusto Catchia, a mais nova escritora guineense, lançou a sua primeira obra literária “As Crônicas de Um mundo a Preto e Branco”, numa cerimónia realizada em Alcântara, Lisboa. O livro publicado pela Editora “Primeiro Capítulo” conta com 88 páginas e retrata a realidade dos imigrantes guineenses nas terras lusas (Portugal), as desigualdades sociais, questões raciais motivadas pelo preconceito e estigma social.

Em entrevista ao Jornal O Democrata, Cristiana Augusto Catchia disse que o principal objetivo do livro é enaltecer e fazer conhecer a cultura guineense, que considera “tão rica, mas tão pouco conhecida”.  

“A ideia surgiu exatamente da minha necessidade em transpor para o papel aspetos, tantos positivos como negativos de ambos os países (Guiné-Bissau e Portugal). Por um lado, tão distintos, por outro, muito parecidos. Sendo estas as duas realidades onde passei a maior parte da minha vida, quis expressar os meus sentimentos e as minhas principais inquietações também, e nada melhor do que registar tudo isso através de um livro, de forma a fazer chegar a mensagem a outros jovens”, referiu a escritora.

BIOGRAFIA

Cristiana Augusto Catchia nasceu no dia 08 de abril de 1999 em Cacheu, norte da Guiné-Bissau. Em 2011 emigrou para Portugal, onde atualmente reside.

Fez estudos em Portugal, frequentando 5.º e 6.º anos de escolaridades em São João do Estoril, na Escola Básica 2,3 da Galiza. Em 2014 foi transferida para o Agrupamento de Escolas de Frei Gonçalo de Azevedo, em Massapés, onde concluiu o secundário no curso de Ciências e Tecnologias. 

Atualmente, Cristiana está a tirar a sua licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), no 4º ano, o último.

Por: Epifânia Mendonça

1 thought on “Figura da semana: CATCHIA APRESENTA SEU LIVRO “AS CRÔNICAS DE UM MUNDO A PRETO E BRANCO”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *