Embaixador Guo Ce: “CHINA APRECIA ESFORÇOS DO PRESIDENTE EMBALÓ NA PROMOÇÃO DA PAZ E ESTABILIDADE NO MUNDO”

O Embaixador da China na Guiné-Bissau, Guo Ce, disse que o governo chinês aprecia esforços do Presidente da República da Guiné-Bissau e presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estados da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para promover a paz, a estabilidade e o desenvolvimento a nível mundial.

“O Presidente Embaló visitou sucessivamente a Rússia e a Ucrânia, transmitindo aos dois presidentes a voz do desejo de paz dos países da África Ocidental. A China aprecia os esforços do Presidente Embaló para promover a paz, a estabilidade e o desenvolvimento mundial. Nos últimos dias, as mídias chinesas prestaram muita atenção à visita do Presidente Embaló à Rússia e à Ucrânia e fizeram muitas reportagens sobre isso” narrou o diplomata chinês, durante uma conferência de imprensa realizada na sexta-feira, 04 de novembro de 2022, para falar do estado da relação de cooperação bilateral entre os dois países.   

A conferência de imprensa realizada nas instalações da Embaixada, em Bissau, contou com a presença dos representantes dos partidos “amigos do PCCh”, designadamente: o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), o Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), o Partido da Renovação Social (PRS) e a Assembleia de Povo Unido – Partido Democrático da Guiné- Bissau (APU-PDGB), bem como do Conselheiro Político principal do Presidente Umaro Sissoco Embaló. 

O encontro com a mídia serviu igualmente para o diplomata chinês apresentar o relatório do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh), onde Xi Jinping foi reeleito para o cargo de secretário-geral do partido. 

Guo Ce garantiu aos partidos amigos e ao governo guineense que o partido comunista chinês continuará apoiar os países em desenvolvimento para assegurar a justiça e “interesses destes países” no âmbito de FOFAC, garantindo também que o seu país continuará a ajudar a Guiné-Bissau no combate à pobreza.

“Nos últimos dois anos, sob a liderança do Presidente Xi Jinping e do Presidente Embaló, as relações bilaterais entre a China e a Guiné-Bissau têm-se desenvolvido com sucesso. A Guiné-Bissau observa inabalavelmente o princípio de Uma Só China, e dá sempre apoio firme à China nas questões que se relacionam com os nossos interesses nucleares e preocupações significativas, como por exemplo a questão de Xinjiang, de Hong Kong e de Tibete, entre outros, ao que a parte chinesa presta alto apreço”, sublinhou.

Assegurou que os dois países mantêm sempre concertação e cooperação estreita nas ocasiões bilaterais e multilaterais, defendendo assim de mãos dadas os interesses comuns dos países em desenvolvimento. 

Relativamente ao regresso de estudantes e à partida de novos bolseiros para a China, informou que atualmente o governo chinês melhorou a sua política de entrada ao país, que estava restrita devido à pandemia de Coronavírus. Enfatizou que neste momento a Embaixada está a trabalhar na criação de condições necessárias para a ida dos bolseiros do governo chinês.

“Alguns estudantes já conseguiram regressar à China e estão a fazer a quarentena em Shanghai, uma província da China”, contou.

Por: Assana Sambú   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *