O FC Cuntum recebeu e goleou o Massaf de Cacine por 5 a 0, em jogo da segunda jornada do Campeonato Nacional da primeira divisão em Futebol “Guines Liga”, realizado no estádio Lino Correia esta quinta-feira, 29 de dezembro de 2022.
Com este triunfo, os Cavalos Branco de Cuntum, partilham a liderança da Guines-Liga com os Portos de Bissau, ambos com 6 pontos na tabela classificativa.
Os cinco golos da equipa sedeada no bairro de Cuntum foram apontados pelo jovem jogador Albino Sinho da Silva, que atua como extremo.
A equipa conseguiu duas vitórias consecutivas na prova, graças aos triunfos frente ao Atlético de Bissorã e Massaf de Cacine. Os Portos de Bissau também faturaram nas duas primeiras jornadas frente às equipas do Desportivo de Gabú e dos Tigres de São Domingos.
No outro jogo do encerramento da segunda jornada disputado hoje no leste do país, o Sonaco foi derrotado no seu reduto pelo Bissorã por 1 a 0, segundo relatos da imprensa local.
Com esta vitória, a equipa nortenha soma a sua primeira vitória e o Sonaco continua sem vencer, após o cumprimento das duas jornadas. O Atlético de Bissorã tem agora 3 pontos e o Sonaco tem um ponto na tabela classificativa.
Na quarta-feira, 28 de dezembro, o clube dos Portos de Bissau deslocou-se ao norte e venceu os Tigres de São Domingos por 3 a 2, no jogo da segunda jornada da Guines-Liga.
Segundo relatos da imprensa local seguidos pela secção desportiva do Jornal O Democrata, foram os Tigres de São Domingos a abrirem o marcador, aos 23 minutos por intermédio de Eugénio Gomes, dando vantagem à equipa nortenha.
A passagem da meia hora de jogo, a turma dos Portos de Bissau equilibrou o desafio e restabeleceu a igualdade por 1 a 1, por intermédio de Jamir Mbana Sanhá. As duas formações foram para o intervalo empatadas a uma bola.
Na segunda parte, a partida começou de forma equilibrada, com ambas as equipas a tentarem chegar ao segundo golo.
Aos 83 minutos, os Portos de Bissau ampliaram o marcador com o golo de Elvis Formoso da Silva.
No tempo extra do desafio, houve ainda mais dois golos. Aos 90+2, a equipa visitante fez o seu terceiro golo por intermédio de Bubacar Baldé. Volvidos mais dois minutos a equipa da casa fez o seu segundo golo por intermédio de Eugénio Gomes, que bisou na partida.
A partida terminou com a vitória dos Portos de Bissau.
No leste da Guiné-Bissau, concretamente em Bafatá, a equipa local recebeu a visita do campeão em título, o Sport Bissau e Benfica e as duas equipas terminaram o desafio empatado a zero bolas.
Com este empate, as Águias de Bissau atrasaram-se na luta pela liderança da Guines-Liga, somando 4 pontos na tabela classificativa. Enquanto, Sporting Clube de Bafatá soma o segundo empate na prova, após o cumprimento da segunda jornada.
O vice-campeão Sporting Clube da Guiné-Bissau também empatou no mesmo (quarta-feira) na deslocação à cidade de Gabú. A equipa leonina que derrotou o Flamengo de Pefine na primeira jornada em Bissau, empatou a zero bolas . A equipa orientada por Pedro Dias tem agora 4 pontos, graças a uma vitória e um empate.
Enquanto Gabú, que perdeu na jornada inaugural, fez a primeira pontuação na tabela classificativa.
Além do empate nos jogos dos principais candidatos ao título, Benfica e Sporting, respetivamente, a segunda jornada da Guines-Liga ficou ainda marcada com mais três empates.
A União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), que somou três pontos na primeira jornada, empatou na quarta-feira com o Flamengo de Pefine a zero bolas, no Estádio Lino Correia.
Os pupilos de Bentem Culubali, treinador da UDIB, estiveram melhor na maior parte do jogo, mas não traduziram este domínio em golos.
O Binar FC, que veio da derrota na jornada inaugural do campeonato nacional frente ao Benfica, empatou também a zero bolas com o FC Canchungo, no seu reduto, segundo relatos da imprensa desportiva nacional. Após este empate, Binar FC soma primeiro ponto na tabela, enquanto os Lobos de Canchungo têm agora dois pontos.
Os Balantas de Mansoa, uma equipa com novo órgão social liderado pelo empresário alemão Bernd Glazinki, soma o segundo empate consecutivo em duas jornadas na competição. A equipa nortenha deslocou-se à região de Cacheu e empatou a zero bolas frente ao Pelundo.
Por: Alison Cabral



















