Elogios fúnebres: PARTIDOS RECORDAM NAMBEIA COMO HOMEM DE PAZ E DE DIÁLOGO

O Presidente de COLIDE- GB, Juliano Fernandes, considerou o defunto Presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Nbunhe Nambeia, um “combatente” pela democracia, paz e unidade do povo guineense na sua diversidade cultural, étnica e religiosa.

Este sábado, 04 de fevereiro de 2023, no ato de homenagem ao líder dos renovadores na sede do partido, Juliano Fernandes lembrou que Nambeia passou sempre nas suas comunicações políticas mensagens de apelo à paz, à unidade dos guineenses.

“Estas mensagens marcaram-me de forma indelével, porventura contribuíram para que hoje o COLIDE- GB elegesse a convergência nacional na diversidade como sua missão e lema. Então, o Presidente Nambeia é um grande inspirador” disse, desafiando os guineenses a não baixarem os braços nesse momento difícil e que façam “jus” ao legado deixado pelo Presidente do PRS, erguendo a cabeça e encarando o horizonte e prosseguindo a caminhada para o desenvolvimento da Guiné- Bissau.

Para o Presidente do Partido da Unidade Nacional, Idriça Djaló, a classe política tornou-se “pobre” com o desaparecimento físico de Alberto Nbunhe Nambeia, tendo afirmado que o país perdeu um líder de paz e de diálogo, que elegeu sempre a paz como fórmula para abordar problemas candentes do país.

“Nambeia é um homem sensato e de equilíbrio. Vamos chorá-lo, porque hoje mais do que nunca a classe política precisa do seu perfil para os futuros desafios do país” recordou Djaló.

O Presidente de FREPASNA, Baciro Dja, recordou Nambeia como uma pessoa que fazia pontes para o consenso entre os atores políticos no país e que nunca deixou sobreporem-se os seus interesses pessoais ao interesses do país.

“É um homem de paz. Conseguiu fazer uma transição não traumatizante. Saiu pela porta e deixou um jovem [Fernando Dias] para dirigir o partido. Este Jovem tem grande responsabilidade, porque o PRS é um partido que está ligado ao povo. Trabalha pelo povo. Penso que, neste momento em que a nossa soberania, a nossa independência, a nossa dignidade estão a ser postas em causa, a responsabilidade de reforçar e redobrar os princípios e valores que nortearam a fundação do partido” disse o ex- primeiro- ministro.

Por sua vez, o Presidente do Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG), Botche Candé, apelou à direção do PRS a promover a unidade interna e continuar a trabalhar para que os interesses do país se sobreponham aos interesses pessoais, honrando desta forma a memória do Presidente do PRS que esteve sempre disponível para promover a paz e unidade nacional.

Entretanto, o Presidente da Convergência Democrata, Vicente Fernandes, afirmou que Nambeia deixou transparecer na sua “simplicidade e sinceridade”, ser um homem que a Guiné-Bissau precisou em momento certo para liderar o PRS, apelando à Direção Superior do partido a seguir a mesma linha dos ideais do defunto Presidente e que outros partidos vão tirar ilações.

Por: Tiago Seide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *