Figura da semana: LINGUISTA GUINEENSE HOMENAGEADO COM MEDALHA DE MÉRITO INTELECTUAL GUIMARÃES ROSA

O Diretor Executivo cessante do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), Incanha Intumbo, foi condecorado com a medalha de “Mérito Intelectual Guimarães Rosa” pelo governo do Brasil, através da sua Embaixada na Praia (Cabo Verde), devido ao trabalho desenvolvido na promoção da língua portuguesa durante dois mandatos à frente daquela instituição internacional. Intumbo terminou o seu segundo mandato como diretor executivo do IILP a 31 de dezembro de 2022.

O ex-investigador colaborador do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e linguista foi nomeado diretor executivo do IILP em 2018, durante a Conferência dos chefes de Estado e do Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Nova Iorque, Estados Unidos de América, à margem da reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Na sua declaração ao jornal O Democrata, Incanha Intumbo transmitiu que “é uma função que desempenhei com toda a moderação, sensatez, competência e dedicação em nome da Guiné-Bissau”. Foi também homenageado na semana passada pelos embaixadores dos países da CPLP em Cabo Verde.  

BIOGRAFIA

Incanha Intumbo nasceu a 15 de agosto de 1966 na Guiné-Bissau. Licenciou-se pela Universidade de Coimbra, em estudos portugueses e franceses em 2001. É mestre em linguística aplicada desde 2008, pela Universidade de Coimbra.  É doutorando em letras.

Foi professor universitário e tradutor, como também participou em 2009 na organização do anteprojeto de instalação do Centro de Estudos Africanos de Bissau, Unidade de Línguas. Intumbo também orou uma palestra na universidade de Zurich, na Suiça, sobre a ecologia linguística da Guiné Bissau.

Autor de vários artigos científicos e com destaque para a apresentação no congresso da ACBLPE no Curaçao (Antilhas Holandesas), comparando a estrutura gramatical do sintagma nominal do crioulo guineense com a do papiamentu, crioulo de base lexical portuguesa e espanhola falado no Curaçao, publicado artigo publicado numa revista espanhola especializada em linguística em 2006.

Em 2008, publica na Benjamins Europa a sua tese de mestrado e apresentou uma comunicação no Seminário Internacional sobre os estudos crioulos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra sob o título Substrate Syntactic Influence. Mais tarde, Intumbo coordena parte de um trabalho colaborativo com a universidade de Leipzig, Alemanha, que resultou no projeto APiCS que compara cerca de 120 traços gramaticais de cerca de 80 crioulos.

Com o professor catedrático John A. Holm apresentou  uma comunicação conjunta com o título “Entre o substrato e o superestrato, quantificação da origem dos traços estruturais do crioulo guineense”, no encontro anual da Associação Crioulos de base Lexical portuguesa e Espanhola na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Por: Epifânia Mendonça

1 thought on “Figura da semana: LINGUISTA GUINEENSE HOMENAGEADO COM MEDALHA DE MÉRITO INTELECTUAL GUIMARÃES ROSA

  1. Também, foi Reitor do Instituto superior Politécnico Benhoblo, na Guiné-Bissau e Revisor geral do projecto operacional “terra ranca”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *