BACIRO DJÁ DENUNCIA TENTATIVA DE ADIAR ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 4 JUNHO

O presidente da Frente Patriótica de Salvação Nacional (FREPASNA), Baciro Djá, denunciou esta quarta-feira, 08 de março de 2023, que existe uma tentativa de adiar eleições legislativas marcadas para 4 junho deste ano na Guiné-Bissau, porque “os partidos políticos que estão no poder não se entendem e o chefe de Estado tem a sua própria agenda”.

Baciro Djá disse que o Presidente Umaro Sissoco Embaló quer congregar todos os partidos políticos, que o apoiaram nas presidenciais, mas neste momento desavindos, para criar uma aliança estratégica, levando o país às eleições gerais (legislativas e presidenciais).

“Mas isso é perigoso para a democracia num país”.

O líder da FREPASNA defendeu que a melhor forma para reverter essa situação seria devolver poder ao povo para escolher novos dirigentes, por ser o único caminho legítimo num estado de direito democrático, onde se deve respeitar as regras.

 Djá falava num comício popular na cidade de Gabú, no quadro da celebração do 5° ano da criação da FREPASNA.

“Escolhemos a cidade de Gabú  para celebrar o nosso quinto aniversário, por ser a única região da Guiné-Bissau com duas fronteiras, uma com a  Guiné-Conacri e outra com o Senegal. Porque também estamos preocupados com o fenómeno de fundamentalismo que se vive dessa região”, fundamentou.

Baciro Djá enfatizou que as mulheres de Gabú são batalhadoras, mas lamentou que tenham sofrido muito nas maternidades, no momento do parto, e não tenham acesso a crédito bancários para as suas atividades econômicas através das quais conseguem sustento para suas famílias e pagar escolas e saúde dos filhos.Acrescentou que o partido que lidera tem a ambição de garantir bem-estar aos guineenses.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *