PORTUGAL APOIA A GUINÉ-BISSAU COM MATERIAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS LEGISLATIVAS

Portugal, através do seu embaixador Extraordinário e Plenipotenciário na Guiné Bissau, entregou esta terça-feira, 23 de maio de 2023, no Aeroporto Internacional Osvaldo Viera, um lote de 15 toneladas de materiais  para a realização das eleições legislativas de 04 de junho, organizados em 38 paletes. 

O apoio de Portugal inclui 1.027.661 boletins de voto, 8.013 atas constitutivas, 8.013 atas de apuramento, 96.158 atas síntese, 8.013 folhas de descarga de votos, 16. 026 listas próprias dos votantes, 8.013 minutas de protesto e reclamações e 96.158 folhas de descarga dos votos obtidos por sexo. Os materiais chegaram num voo civil especial fretado por Portugal.

Após a entrega formal dos materiais, o ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernado Gomes, enfatizou que o apoio de Portugal é um gesto de solidariedade para o povo guineense no processo eleitoral.

O governante frisou que, com o apoio de Portugal, quase todas as condições estão  reunidas para que o ato eleitoral possa ter lugar na data marcada.

O titular da pasta do ministério de Administração Territorial felicitou o civismo que tem marcado os dez dias decorridos da campanha eleitoral.

Fernando Gomes apelou a todos os partidos e coligações de partidos concorrentes  a continuarem a demostrar atitudes de civismo  durante o ato eleitoral.

Defendeu que é necessário fazer do processo eleitoral uma festa da democracia até ao dia da votação. 

O governante agradeceu o governo português pelo gesto e a todos os parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau têm vindo a apoiar e a acompanhar  o processo eleitoral do país.

Por: Carolina Djemé

Fotos:CD

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *