VOTAÇÃO ANTECIPADA SEM A PRESENÇA DE AGENTES DAS FORÇAS DA DEFESA E SEGURANÇA

Iniciou-se esta quinta-feira, 01 de junho de 2023, nas instalações da Comissão Regional de Eleições em Bissau, o processo de votação antecipada de cidadãos em missão de serviços, estudantes, doentes e outras pessoas que pretendam sair do país antes do dia da votação. 

Os agentes das forças de defesa e segurança deveriam votar hoje, mas não compareceram ao local onde está a decorrer a votação antecipada.

Em declaração à imprensa, após o início da votação antecipada realizada nas instalações Comissão Regional de Eleições de Bissau quando eram 8:33 minutos, o presidente da Comissão Regional de Eleições de Setor Autónomo de Bissau, Fernando Bacurim, disse que até ao momento a instituição que dirige não tinha recebido a lista dos agentes das forças de defesa e segurança para a votação antecipada.

Fernando Bacurim informou que a Comissão Nacional de Eleições está neste momento reunida, devendo, no final da reunião, produzir uma deliberação ainda hoje para decidir sobre se os agentes da força de defesa e segurança podem votar nas CRE´s e/ ou nos seus locais de serviço.

“Até este momento, temos apenas 40 pessoas na lista que devem exercer os seus deveres cívicos. Tradicionalmente as forças de defesa e segurança que estarão em serviço nas mesas de assembleia de voto votam antes, mas este ano penso que não vai acontecer, porque até ao momento não recebemos as listas dos agentes das forças de defesa e segurança e esperamos que, depois da deliberação da CNE possamos saber se vão votar aqui ou nos seus locais de serviço”, sublinhou.

Por: Aguinaldo Ampa

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *