EX-PM FAUSTINO IMBALI MORRE EM BISSAU VÍTIMA DE DOENÇA

O presidente do Conselho Nacional Estratégico do Partido da Renovação Social (PRS), Faustino Fudut Imbali, morreu na manhã desta sexta-feira, 09 de junho de 2023, vítima de uma doença num dos hospitais de Bissau.  

Imbali, formado em sociologia e investigador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), exerceu a função de primeiro-ministro da Guiné-Bissau, de 21 de março de 2001 a 9 de dezembro do mesmo ano.

Foi candidato à presidência da República nas eleições de 1999, nas quais ficou na terceira posição com 8,22 por cento dos votos. Depois criou o Manifesto do Povo, uma formação política que veio a deixar mais tarde para ingressar nas fileiras do Partido da Renovação Social (PRS).

No partido do “milho e arroz” ocupou várias funções e a última foi a de presidente do Conselho Nacional Estratégico.

Faustino Fudut Imbali foi nomeado pelo ex-chefe de Estado, José Mário Vaz, para exercer o cargo de Primeiro-ministro, no dia 29 de outubro de 2019, após a demissão do governo liderado por Aristides Gomes, mas não foi reconhecido pela comunidade internacional, acabando por deixar o cargo. 

Por: Assana Sambú

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *