SISSOCO PONDERA TRAZER MÉDICOS ESTRANGEIROS ESPECIALISTAS PARA AJUDAR MÉDICOS NACIONAIS

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, anunciou que vai usar a sua magistratura de influência para requisitar médicos estrangeiros especialistas em diferentes áreas para ajudar na capacitação dos técnicos nacionais que serão colocados no Centro de saúde Inssenhe Na Caminé de Finete.

O chefe de Estado fez esse anúncio esta quarta-feira, 05 de julho de 2023, na inauguração do Hospital Inssenhe Na Caminé na aldeia de Finete, defendendo que “a violência não pode ser a solução para resolver os problemas, mas sim um espírito de diálogo”.

A cerimónia de inauguração da infraestrutura sanitária foi testemunhada pelo vice-primeiro-ministro, Soares Sambú, pelo ministro da saúde pública, Dionísio Cumba e pelo presidente do Tribunal de Contas, Amadu Tidjane Baldé.

A construção do centro contou com, entre outros apoios financeiros, do Presidente da República, do Primeiro-ministro, da Associação e Filhos da Mauritânia, da Associação Portuguesa e de empresários guineenses.

O novo centro de saúde, construído de raiz pelo Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Biaguê Na N´Tan, na sua aldeia natal com 324 tabancas e 708.000habitantes, terá 16 técnicos de saúde e funcionará com os serviços como: medicina interna, pediatria, maternidade, laboratório, raio X, ecografia, farmácia, pequena cirurgia, serviço de esterilização, observação, enfermaria e serviços de administração.

Umaro Sissoco Embaló voltou a aconselhar as forças armadas a manterem-se equidistantes da política e a dar exemplos de umas forças disciplinadas e republicanas, bem como a promover ações sociais e de cidadania que visem desenvolver uma comunidade desfavorecida.

“Biaguê fez ações sociais e de cidadania que visam desenvolver uma comunidade desfavorecida. O liceu e o centro de saúde vão contribuir para a criação de condições e melhorar as vidas das crianças de diferentes gerações dessa localidade, por isso a aldeia de Finete passa a representar aquilo que é a obrigação consistente de um Estado, a educação e a saúde para todos”, enfatizou.

Na sua comunicação, o chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Biaguê Clusse Na N´Tan desafiou os futuros técnicos de saúde e da educação a garantirem saúde e educação de qualidade antes que deixe esta vida terrena.

“Antes de morrer, quero assistir a garantia do ensino e saúde de qualidade para os habitantes de Finete. Finete não tem infraestruturas sociais”, desafiou, lembrando que em 1957 lançou uma iniciativa para a construção de uma escola, mas que talvez não tenha dado certo.

Disse que a melhor forma de contribuir em prol do desenvolvimento do país é garantir um ensino e saúde de qualidade para toda a população, tendo pedido à população que cuide da infraestrutura.

Biaguê Na N´Tan pediu a colaboração do governo, em particular do ministério de saúde pública para ajudar na colocação de técnicos e profissionais de saúde no centro que acaba de ser inaugurado.

Por sua vez, o ministro de saúde pública, Dionísio Cumba, reconheceu que é dever do governo promover, defender o direito à saúde pública e medicamentosa para a população.

Sustentou que muitas vezes perdem-se vidas devido à falta de técnicos, razão pela qual prometeu colocar técnicos à disposição do centro, mediante uma convenção a ser assinada entre o ministério da saúde e a administração do centro hospitalar, para garantir a sua funcionalidade.

Biaguê Clusse Na N´Tan já havia construído um liceu que foi batizado com o seu próprio nome, Biaguê Clusse Na N´Tan, e inaugurado a 29 de dezembro de 2020.

Por: Noemi Nhanguan

Foto: N.N

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *