Os jovens de dezasseis partidos políticos com e sem assento parlamentar reuniram-se esta sexta , 10 de Abril, no Palácio do governo na primeira Conferência Nacional da Juventude Partidária sob o lema: “O Homem Novo, o Estado de Direito e o Trabalho Produtivo”.
Ao presidir a cerimónia de abertura do evento, o ministro de Conselho dos Ministros e Assuntos parlamentares, Baciro Dja afirmou que a sociedade moderna e democrática não é concebível sem a existência de formações políticas estruturadas cujo objectivo é a conquista do poder duma forma aberta exercendo influência sobre o poder instalado”.
O governante assegurou ainda que a juventude é uma força social, política, cultural e económica com uma enorme presença na sociedade em desenvolvimento devido ao seu peso demográfico. “Cerca de sessenta e cinco por cento da população do nosso país tem menos de vinte cinco anos. Portanto é uma população jovem com muita potencialidade que irá projectar e moldar a fisionomia do país”, frisou.
Dja advertiu ainda que a actividade política é uma das mais nobres actividades humanas, pois ela é pensada e concebida para servir a comunidade. Assim, no seu entender, qualquer jovem que ingresse num partido político assume o compromisso com a nação guineense. Na opinião do número dois do governo de Domingos Simões Pereira, os interesses de Estado e da Nação guineense devem sobrepor-se aos interesses partidários. De acordo com o Ministro da Presidência, o sentido patriótico, o amor a terra e o orgulho da pertença devem incorporar em qualquer militante partidário, independentemente da sua filiação partidária.
O coordenador da Comissão da Primeira Conferência Nacional da Juventude dos Partidos políticos, Elton Cabral Biaguê considerou que o objectivo principal desta conferência é de criar um espaço de diálogo com todas as organizações juvenis de todos os partidos políticos da Guiné-Bissau no sentido de discutirem os problemas da juventude e apresentar soluções concretas.
“É chegado a hora da juventude não ficar sentada a espera que os nossos políticos seniores resolvam os nossos problemas. Realizamos esta conferência no sentido de poder criar um conselho nacional da juventude partidária que lute em prol da juventude guineense no seu todo”, exortou.
Instado a pronunciar-se sobre as eventuais divergências entre jovens que compõem diferentes partidos políticos, Elton Cabral Biaguê afiançou que não haverão divergências porque todos partidos foram submetidos previamente a proposta de estatuto de conselho para o efeito de análise.
Importa sublinhar que dos dezasseis jovens dos partidos políticos que participaram na primeira conferência nacional da juventude partidária, o Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), actualmente no poder, não esteve representado no conclave.
Por: Aguinaldo Ampa
















