O Embaixador da República Popular da China no país, Guo Ce, anunciou esta quarta-feira, 23 de agosto de 2023, que o governo chinês está disponível para apoiar a Guiné-Bissau na educação básica das meninas e criar oportunidades para os estudantes guineenses se formarem na República Popular da China.
Guo Ce manifestou essa disponibilidade aos jornalistas depois de um encontro com o ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, Braima Sanhá.
O diplomata chinês disse ter abordado com Braima Sanhá a cooperação na área da educação entre os dois países, anunciando que em breve 27 estudantes vão partir para China onde frequentarão cursos de licenciatura e de mestrado.
Por seu lado, Braima Sanhá disse que apoio da China pode ajudar o país a melhorar a qualidade do seu sistema de ensino, porque “a educação é uma das áreas mais importantes da sociedade e é preciso encontrar parceiros”.
O titular da pasta da educação nacional e investigação científica lembrou que a China é um parceiro tradicional da Guiné-Bissau e ajudar as crianças na cantina escolar, alimentação, materiais didáticos é fundamental.
“Falamos da formação técnica e profissional, formação básica das meninas, apoio às escolas técnicas e profissionais. Temos um país onde 63 porcento da população é jovem e não podemos pensar em desenvolver o país sem essa camada jovem. Outro assunto que abordamos foi a situação da Universidade Pública, que não tem condições mínimas para o funcionamento. Mostramos ao embaixador que é preciso construir uma universidade pública de raiz para que possamos honrar o nome do pai da nacionalidade guineense, Amílcar Lopes Cabral”, disse.
Em relação à abertura do novo ano letivo 2023\2024, Braima Sanha informou que o executivo está a “trabalhar arduamente” para que as aulas comecem em setembro, mas o governo terá primeiro que trabalhar em coordenação com todos parceiros, sindicatos e professores, toda a gente que faz parte do sistema para que o novo ano escola arranque na data prevista no calendário.
Por. Aguinaldo Ampa
Foto. A.A
















