O vice-coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM), Marciano Silva Barbeiro, disse esta quarta-feira 04 de outubro de 2023, que o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, lhes revelou que vai cooptar um dos deputados daquela formação política para fazer parte do Conselho de Estado.
Barbeiro, fez estas afirmações na sua declaração aos jornalistas à saída de audiência com Presidente Embaló, que convocou os partidos com o assento parlamentar para os ouvir sobre a renovação dos membros do Conselho de Estado.
O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República, e é composto pelos Presidentes do Parlamento, do Supremo Tribunal de Justiça, pelo primeiro-ministro, pelos representantes dos partidos com assento parlamentar e cinco personalidades indigitadas pelo Chefe de Estado.
“Fomos convocados pela sua excelência o Presidente da República para nos informar sobre uma das prerrogativas que a Constituição lhe dá o direito, que é a constituição do Conselho de Estado” disse, avançando que a lei permite ao chefe de Estado cooptar os membros do Conselho de Estado nos partidos com assento Parlamentar.
Questionado sobre o nome de um dos deputados que o Presidente da República vai solicitar à bancada do MADEM, respondeu que o assunto é preservativo do Presidente da República.
Por: redação
















