SISSOCO EMBALÓ ELOGIA ULG PELO SUCESSO E DEDICAÇĀO NA TAREFA DE FORMAR A JUVENTUDE GUINEENSE

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, elogiou esta sexta-feira, 13 de outubro de 2023, a Universidade Lusófona da Guiné (ULG) pelo sucesso e dedicação na tarefa de formar a juventude guineense em diferentes áreas do saber.

Defendeu, neste particular, que essa instituição deve merecer a confiança e acreditada no país, respeitando sempre o Estado da Guiné-Bissau e as autoridades legítimas.

Umaro Sissoco Embaló falava na cerimónia da entrega de certificados à XIIª geração de finalistas da Universidade Lusófona da Guiné, realizada no Estádio Nacional 24 de Setembro, sob o lema: “por uma sociedade consciente e madura com o compromisso de contribuir em prol do desenvolvimento”.

O Chefe de Estado afirmou que o destino da Guiné-Bissau está nas mãos dos jovens, por isso “ é importante estarem cada vez mais preparados para assumir a nação guineense, que precisa tanto de todos os seus filhos”.

“O meu desejo é continuar a ver os jovens um dia a dirigirem o país no futuro como eu, mas é preciso  que as pessoas sejam patriotas e comprometidas com a pátria”, enfatizou.

No seu discurso, o  Reitor da Universidade Lusófona da Guiné, Rui Jandi, assegurou que aquela instituição académica é um projeto educativo criado pelo grupo lusófona para servir a Guiné e os guineenses no domínio da formação de quadros.

Rui Jandi informou que a ULG já formou cerca de 4 mil quadros em diversas áreas do saber e a maioria está bem inserida no mercado do trabalho, nomeadamente nas instituições públicas e privadas.

“A ULG é um grande parceiro do Estado guineense na área de formação, de maneira que estamos a pedir maior colaboração e apoio das autoridades nacionais para a efetivação e consolidação deste projeto educativo no domínio de ensino e pesquisa”, disse.

O reitor da ULG defendeu que  é necessário e imprescindível a observância da legislação para o ingresso de todos os pretendentes ao mercado do Trabalho.

Em nome dos finalistas, Jéssica Luís Mendes disse que concluíram uma etapa das suas vidas, sendo uma das tantas vitórias que estão por vir, porque “ao longo dos anos, convivemos com muitas pessoas, professores e colegas”. 

“Hoje somos oficialmente formados e, consequentemente, temos em nossas mãos todas as ferramentas para sermos pessoas na vida. Vamos trabalhar para que os nossos resultados tenham impactos positivos na sociedade e no país”.

Receberam diplomas de conclusão do curso cerca de 700 alunos de diferentes cursos, nomeadamente direito, ciências políticas, serviço social, comunicação social, administração, ciência do mar, ambiente, ciências da educação, engenheira informática, economia, gestão de recursos humanos, enfermagem superior, entre outros.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *