Dirigente do PRS: “PRESIDENTE FERNANDO DIAS LEVA O PRS A QUEDA LIVRE E VIOLA CONSTANTEMENTE OS ESTATUTOS”

O Coordenador do Movimento Político Herdeiros de Koumba Yalá e dirigente do Partido da Renovação Social (PRS), Roberto Metcha, criticou a liderança de Fernando Dias da Costa à frente dos renovadores, que diz que estar a conduzir o partido para a queda livre, violando constantemente os estatutos, sobretudo com nomeações nas estruturas de massas, sem, no entanto, ter o poder estatutariamente para fazê-lo.

 “O presidente Fernando Dias tem afirmado que o partido tem a sua agenda própria, mas na verdade essa agenda foi transformada agora numa agenda pessoal do presidente interino do partido, de alguns vice-presidentes e seus apoiantes. Hoje não se verifica uma coesão interna no presídio do partido, porque os restantes elementos compreenderam que o partido está a ser dirigido por duas pessoas, Fernando Dias, e o vice-presidente, Mário Siano Fambe. O partido está numa queda livre e constata-se todos os dias a violação dos estatutos com nomeações de presidentes de conselhos regionais e das estruturas de massas”, disse, afirmando que os presidentes do conselho regional são eleitos nos congressos regionais, bem como os presidentes das organizações de massas são eleitos nas suas assembleias. 

“QUEREMOS RESGATAR O PARTIDO DA QUEDA LIVRE E PARA ISSO EXIGIMOS A REALIZAÇÃO DO CONGRESSO”

Roberto Metcha é membro da Comissão Política e do Conselho Nacional do PRS, que agora coordena o Movimento Político Herdeiros de Koumba Yalá, que reivindica a convocação do congresso extraordinário para eleger a nova liderança dos renovadores.

O político fez essas críticas a liderança de Fernando Dias da Costa à frente do Partido de Milho e Arroz, numa entrevista exclusiva ao semanário O Democrata (12.10.2023) para falar da situação interna do partido e as razões das reivindicações do movimento e do falhanço da iniciativa do diálogo que a direção encetou com os responsáveis do movimento no sentido de ultrapassar as divergências.

 Questionado se a sua revolta contra a direção do partido tem a ver com a sua não nomeação enquanto dirigente dos renovadores, respondeu que na verdade, presume-se que o presidente interino do partido está a particularizar a sua situação, dado que no passado tinham um diferendo no período em que faziam parte das estruturas juvenis.

 “Falei diretamente com o presidente do partido que não pode usar o seu privilégio hoje para me sacrificar por causa da divergência que tivemos no passado, quando estávamos todos nas estruturas juvenis.  Disse-lhe que não vou pegar nisso até agora para me sacrificar e tirar os meus direitos”, disse, afirmando que o grupo ligado à direção tem reclamado que não se pode criar gado para depois passá-lo ao lobo.

 O político assegurou que o movimento que coordena tem o único propósito de resgatar o partido da situação de queda livre para qual está a ser conduzido pela direção de Fernando Dias da Costa, razão pela qual exigiu a realização de um Congresso Extraordinário para eleger a nova liderança. Acrescentou que “hoje regista-se um descontentamento generalizado no partido a nível do presídio”.

Solicitado a pronunciar-se sobre a iniciativa de negociação encetada pela direção do partido com o movimento e que obrigou o adiamento da conferência de imprensa na semana passada, explicou que recebeu um telefonema um dia antes daquela conferência de imprensa do vice-presidente do partido, Mário Siano Fambe, que lhe pediu para cancelar a conferência de imprensa e que quando regressasse ao país iria reunir os dirigentes e encontrar uma saída à situação que opõe o grupo à direção do partido.

 “Cancelamos a conferência de imprensa na segunda-feira e logo na terça-feira, estou a referir-me a semana passada. Mário Fambé voltou ao país, vindo de Lisboa. Fambé dirigiu a cerimónia de investidura de novos responsáveis das estruturas do partido e nessa cerimónia limitou-se apenas a injuriar-nos, afirmando que havia pessoas por trás da nossa iniciativa. Felizmente, na primeira reunião que tivemos para encontrar uma saída, dissemos-lhe que o seu comportamento não era uma postura de um dirigente que queira uma reconciliação. Disse-nos ainda que não deveríamos dar ouvidos às pessoas de fora para criar crise no partido. Respondi-lhe que somos pessoas idôneas e que ninguém pode influenciar-nos”, notou.

PARTIDO VIVE UM AMBIENTE DE UM ESTADO POLICIAL COM JOVENS RECRUTADOS PARA GRAVAR PESSOAS

Roberto Metcha disse que o grupo está a exigir da direção, a convocação urgente de um congresso extraordinário, porque o partido está a marchar fora da legalidade, sobretudo do presidente interino, Fernando Dias, que acusou de não estar a promover um diálogo para debater questões internas do partido, para encontrar saídas plausíveis para o bem dos renovadores.

O dirigente do PRS acusou ainda Fernando Dias de ter feito mexidas fora do quadro legal e das regras estatutárias do partido, incluído as últimas nomeações nas estruturas da juventude e da organização das mulheres, porque “no caso do PRS, não se faz nomeações, mas sim congresso para legitimar as estruturas do partido e eleger os seus representantes”.

“Temos o congresso nacional, regional e outros congressos”, insistiu e defendeu que o partido deveria definir a sua agenda e não ser arrastado por Fernando Dias e chegar à vice-presidência da ANP e colocar nas pastas ministeriais e secretarias de Estado todos aqueles que seguem as suas orientações, aliás, “o grupo que criou é que foi negociar em nome do partido”.

Admitiu que a assinatura do acordo de incidência parlamentar e estabilidade governativa foi decidido pelas estruturas do partido, mas afirmou que foi todo um plano estratégico de Fernando Dias que conseguiu arrastar todos os dirigentes por engano e “prova disso hoje temos várias violações desse acordo”.

“O partido não deu nenhuma indicação. A comissão criada não teve o aval dos órgãos, foi a ideia de Dias em nome de uma comissão preliminar que assumiria os trabalhos pontuais antes que as estruturas mandatassem a direção a criar uma comissão negocial, com poderes legais de decidir em nome do partido. A comissão não trouxe nada que fosse a substância da negociação e as pessoas que faziam parte da comissão que criou são as mesmas que foram nomeadas depois nas pastas ministeriais que o PRS assumiu no governo da coligação PAI Terra-Ranka”, denunciou.

Admitiu que foi um erro assumir o acordo naqueles moldes e pediu desculpas aos dirigentes e militantes do Partido da Renovação Social e disse que as figuras do partido que assumiram pastas neste executivo de Geraldo João Martins não passaram pela aprovação das estruturas do partido.

“A Comissão Política Nacional reuniu apenas uma vez para analisar a entrada do partido no governo e assinar o acordo, não atribuiu poderes ao Fernando Dias para decidir tudo que decidiu depois”, disse, anunciando que está em curso um plano de subscrição dos membros do Conselho Nacional para a convocação da Comissão Política para realizar um congresso e legitimar o partido.

Interrogado se estaria disponível para apresentar-se a liderança do partido no congresso antecipado, disse que se for entendimento dos militantes e tiver apoio das bases apresentar-se-á ao congresso, porque “conheço o partido e sou um dos seguidores dos ideais de Kumba Yalá, que aposta no diálogo”.

Nos últimos tempos, o grupo tem sido criticado e acusado pela direção do partido de estar ao serviço de um grupo de pessoas que quer perturbar o funcionamento do partido.

Questionado ainda sobre esse assunto, Roberto Metcha disse que na vida o importante são as ações que um homem faz, não aquilo que as pessoas dizem de si ou críticas de terceiros.

“Estamos em democracia e cada um é livre de emitir a sua opinião e ter o seu ponto de vista em relação a um determinado assunto que esteja em jogo. O PRS é um partido que garante a estabilidade no país e é normal que as pessoas estejam preocupadas quando ocorre uma situação desta natureza. O grupo nunca se posicionou fora do partido”, afirmou.

Roberto Metcha disse que o partido está a viver num ambiente de um estado policial e jovens estão a perseguir e a gravar dirigentes que têm opiniões contrárias da direção para denegrir a imagem de alguns dirigentes nas redes sociais.

Considerou essa atitude “grave”, porque pode minar os esforços de diálogo e a imagem do próprio partido e acusou a direção do PRS de estar a fazer uma “limpeza compulsiva” nos diferentes ministérios, tendo apelado aos jovens a absterem-se desse comportamento, porque “um partido não pode funcionar com polícias lá dentro. Na democracia, o diálogo deve ser um instrumento de resolução dos problemas ou diferenças, não policias”.          

Por: Assana Sambú e Filomeno Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *