MINISTRO DO COMÉRCIO CONSIDERA A CÂMARA CONSULAR DA UEMOA UMA FERRAMENTA PARA A INTEGRAÇÃO REGIONAL

O ministro do Comercio, João Handem, afirmou esta terça-feira, 07 de novembro de 2023, que a Câmara Consular Regional da União Económica Monetária Oeste Africana (EUMOA), que reúne as organizações do setor privado da União, é uma ferramenta poderosa ao serviço da integração regional e as suas ações diárias estão orientadas para a melhoria do clima de negócios no espaço comunitário.

João Handem falava na cerimónia de abertura da 4ªreunião do Bureau da Câmara Consular da UEMOA a decorrer em Bissau entre os dias 07 e 08 do mês em curso, durante a qual disse que para além da sua participação nas discussões sobre o processo de integração económica regional, aquela instituição deve envolver-se cada vez mais em ações e projetos que contribuam para reforçar as capacidades dos agentes económicos a fim de serem capazes de enfrentar a globalização, especialmente com a entrada em vigor da zona de comércio livre continental africana (ZLECAF).

O governante advertiu que a importância do setor privado está bem estabelecida, assegurando cerca de 90 por cento do emprego nos países em desenvolvimento em geral, particularmente nos estados membros, sublinhando que as empresas privadas e as suas atividades lucrativas fornecem bens e serviços essenciais que melhoram a vida das pessoas, geram receitas fiscais internas que são essenciais para estimular o crescimento económico. Acrescentou que a realização regular das reuniões estatutárias é prova do bom funcionamento da instituição.

O presidente da Câmara Consular Regional da UEMOA, Douda Coulibaly, sublinhou que o contexto socioeconómico marcado pelos esforços diversos do poder público é o duplo plano nacional e regional para substituir o caminho de um crescimento mais sólido e durável da economia que estava enfraquecido por causa da pandemia da COVID-19. 

Acrescentou que ficou satisfeito com as conquistas alcançadas e deu orientações para rentabilizar a instituição, a fim de implicar vantagens do setor comunitário no processo de integração.

“Agimos juntos e de maneira coerente por um programa de eficiência, o que se traduz pela governança e a colaboração eficaz com as autoridades e os locais de reuniões, uma solidariedade ativa com as organizações membros”, assegurou.

Por seu lado, o presidente em exercício da Camara do Comercio, Industria, Agricultura e Serviços da Guiné-Bissau (CCIAS-GB), Mama Samba Embaló, assegurou que a reunião de hoje é uma oportunidade inestimável para reforçar a colaboração da parceria em prol do crescimento e da prosperidade dos cidadãos, adiantando que o setor privado desempenha um papel central nas nações, gerando empregos e riqueza, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável.

Mama Samba Embaló reconheceu o papel da Câmara Consular Regional da União Económica Monetária Oeste Africana na promoção da integração económica regional, da melhoria do ambiente de negócios como também da capitalização dos agentes económicos para enfrentar os desafios da globalização.

Por: Aguinaldo Ampa

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *