Figura da semana: LIZIDÓRIA MENDES INTEGRA PROGRAMA DE PERSONALIDADES DE FUTURO DO GOVERNO FRANCÊS

A ativista e embaixadora da Paz, Lizidória Mendes, foi convidada pelo Governo Francês para integrar o Programa “PERSONALITÉ DE LÁVENIR” (programa de convites para personalidades do futuro (PIPA) que reúne cerca de 85 personalidades estrangeiras e organizações internacionais do mundo político, académico, do associativismo, sindicatos e de negócios para a melhor compreensão dos diversos aspetos da França e partilhar as experiências com base nos respetivos contextos.

O PIPA tem como objetivo disponibilizar para as personalidades estrangeiras do mundo da política, do associativismo, dos sindicatos, da economia, um conhecimento personalizado da França e de suas instituições.

“Quanto às minhas apresentações, optei por apresentar tudo de bom que temos feito na Guiné-Bissau através de organizações juvenis ao longo desses temos como forma de conseguir a igualdade…A meu ver está na hora de começarmos a vender o bom que temos, as nossas realizações e conquistas por mais que o país esteja como está, ainda existem pessoas e organizações que trabalham e tem trabalhado duro para o alcance do que é a equidade de género na nossa sociedade” lê-se na página da embaixadora da paz, Lizidória Mendes.

BIOGRAFIA

Lizidória Mendes nasceu a 03 de julho de 1997, em Canchungo, região de Cacheu. Fez os seus estudos primários no ensino francófono, no Senegal e mais tarde voltou para a Guiné-Bissau, concretamente para Canchungo onde estudou até a 8ª classe na escola “ADRA”. Fez a 9ª e a 12ª classe no Liceu Attadamun, em Bissau.

Lizi como é carinhosamente chamada, é licenciada em língua portuguesa pela Escola Normal Superior “Tchico Té” – Instituto Camões, em Bissau. Foi presidente do Parlamento Infantil do setor de Canchungo, como também foi a primeira secretária da Mesa do Parlamento Nacional Infantil. Lizzi já participou numa antologia de poetas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Foi a vencedora do concurso da UNICEF sobre a composição da música para o dia de lavagem das mãos, instituído pela ONU.

Em 2020, venceu o concurso “Blog4Dev2020” do Banco Mundial sobre o casamento infantil e forçado na África subsaariana e no mesmo ano foi eleita um dos 100 jovens mais influentes da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP). No mesmo ano, assinou um contrato com a Plan Internacional para moderar o projeto “GIRLS OUT LOUD” que conta já com 267 membros meninas.

Lizidória Mendes é autora de uma página no Facebook denominada “Zaziwe’s Pensamentos”, onde já tem vários escritos publicados. Em agosto de 2022 ficou em segundo lugar no Concurso Internacional dos Embaixadores da Paz, tendo participado com o projeto “Kassumai”, que visa a promoção da paz social na Guiné-Bissau.

Por: Epifânia Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *