GOVERNO ASSINA COM FMI ACORDO DE EMPRÉSTIMO DE 13,9 BILIÕES DE FRANCOS CFA

A missão da avaliação do Fundo Monetário Internacional(FMI) assinou, hoje, com as autoridades de Bissau um acordo de concessão de crédito no valor de 13,9 bilhões de Francos cfa.

O referido montante a ser pago semestralmente durante um período de três anos será desbloqueado após a sua aprovação pelo Conselho da Administração do FMI em Julho.

O acordo se inscreve numa iniciativa do FMI chamada “credito rápido” em que os beneficiários são países com grandes dificuldades financeiras.

Durante a conferência de imprensa que seguiu a assinatura do acordo, o ministro da Economia e Finanças explicou que no fim da missão produziu-se um documento (memorando de políticas econômicas e financeiras) que o governo vai apresentar ao FMI, perspectivando as metas a serem alcançadas nos próximos três (3) anos.

“Algumas metas são quantitativas e outras são estruturais. Basicamente estas metas são distribuídas por quatro grandes áreas, nomeadamente: arrecadação fiscal, gestão das finanças públicas, gestão das dívidas e finalmente o relançamento da economia através da melhoria do ambiente de negócios”, disse Geraldo Martins.

Por sua vez, o chefe da missão do FMI disse que a visita da missão pode ser entendida como uma consulta anual da sua instituição ao nível dos países para avaliar os seus respectivos desenvolvimentos económicos.

Félix Fischer classificou o desempenho econômico do governo, de “Muito Forte”.

“Desde que governo tomou posse normalizou as situações dos serviços públicos através da regularização dos salários em atrasados e incrementação de maneira substancial das receitas internas que nesta altura se encontram num nível muito alto”, considerou Fischer.

Enalteceu que tais resultados têm contribuído para o crescimento da economia nacional para 4,7 por cento.

Conforme aquele responsável, para os próximos anos, com mais investimentos públicos, prevê-se um crescimento econômico continuo e considerável.

“Prevemos 4,8% para o ano 2016 com crescimento continuo para os anos que se seguem”, perspectivou.

A missao recomendou a continuidade da implementação das reformas ficais e da boa gestão das finanças públicas.

A missão esteve em visita no país desde o final de Abril, no quadro das consultas anuais, avaliação e recomendação sobre a situação macroeconômica e fiscal de todos os países membros.

A visita ainda serviu de preparação de um programa de médio prazo (3 anos) entre o Fundo Monetário e a Guiné-Bissau.
Fonte: ANG

2 thoughts on “GOVERNO ASSINA COM FMI ACORDO DE EMPRÉSTIMO DE 13,9 BILIÕES DE FRANCOS CFA

  1. “Arrecadação fiscal, gestão das finanças públicas, gestão das dívidas e finalmente o relançamento da economia através da melhoria do ambiente de negócios”, disse Geraldo Martins. após a assinatura acordo de concessão de crédito de 13,9 bilhões de Francos cfa. Exite meta, e com o valor liberado pela FMI resta fazer uma boa aplicação para que esses projeto de no mínimo três anos possa surtir efeitos duradouro com investimentos em açções sociais.

  2. É de louvar esta iniciativa de Governo, O referido montante a ser pago semestralmente durante um período de três anos que será desbloqueado após a sua aprovação pelo Conselho da Administração do FMI em Julho. Mas também, é de recomendar que deve haver um plano estratégico para a execução deste montante durante o período estipulado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *