CHINA OFERECE MATERIAIS MILITARES À GUINÉ-BISSAU

O Governo de China ofereceu hoje, 5 de Abril um lote de materiais destinados às forças armadas guineenses. A cerimónia da assinatura do protocolo de acordo do fornecimento dos materiais foi presenciada pelo chefe do governo Domingos Simões Pereira, pelo Embaixador chinês na Guiné-Bissau, Wang Hua, pela ministra da Defesa Nacional, Cadi Seidi.

De acordo com as informações apuradas, o custo total dos materiais doados estima-se em mais de três milhões de dólares norte-americanos. Na lista dos materiais constam 200 computadores de mesa, 120 computadores portáteis, 30 impressoras de múltiplos propósitos, 30 mesas de escritório de luxo, 300 mesas de escritório ordinário, 10 jeeps militares, 20 Motocicletas, 10 Mini-Autocarros, 4 Ambulâncias e vários outros materiais de escritório.

Durante o ato de entrega que decorreu no salão nobre do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Primeiro-Ministro guineense reconheceu os esforços e a solidariedade demonstrada pelas autoridades chinesas em apoiar o povo guineense em todos os momentos da sua história.
“Nós não estamos só para melhorar o desempenho do Ministério da Defesa; para nós atender às necessidades das forças armadas constitui um contributo inestimável na criação de condições de estabilidade e de paz”, notou o chefe do executivo, que entretanto, avançou ainda que o seu maior desejo é que estes materiais encontrem condições óptimas para sua acomodação.

A titular de pasta da Defesa Nacional, Cadi Seide afirmou que a assinatura de acordo marca um reforço de laços que une os povos dos dois países, acrescentando ainda que o “gesto da solidariedade do Governo chinês demonstra a irmandade existente desde o início da luta de libertação nacional ”.

A governante disse na ocasião comprometer-se a trabalhar no sentido de tornar realidade a questão da reorganização, reestruturação e modernização do Ministério da Defesa Nacional.
Seide informou por um lado que o protocolo de acordo ora assinado entre as partes visa reforçar a capacidade institucional do Governo e permitir sobretudo ao pelouro que dirige cumprir de forma responsável a missão que lhe é incumbida, neste caso a defesa da soberania nacional em todas vertentes. Frisou ainda que os materiais recebidos contribuirão na melhoria de condições de vida dos militares.

O diplomata e embaixador da República Popular de China em Bissau, Wang Hua disse que os guineenses precisam muito de apoio e esta é a razão pela qual o seu país decidiu oferecer esses materiais em grande quantidade. Acrescentou ainda que o apoio do governo chinês à Guiné-Bissau testemunha a “amizade de coração dos dois povos”.
“Estamos num mundo intranquilo e as forças armadas servem de uma base decisiva para cuidar da soberania, independência e segurança. Porque sem a segurança não podemos fazer nada”, advertiu o diplomata.
Por: Aissato Só

5 thoughts on “CHINA OFERECE MATERIAIS MILITARES À GUINÉ-BISSAU

  1. Mais uma vez, mais de três milhões de dólares doada pelo gorverno Chines um lotes de materiais para (FARP), segundo o Wang Hua “os guineenses precisam muito de apoio e esta é a razão pela qual o seu país decidiu oferecer esses materiais em grande quantidade”. é interessante o gesto do governo da China, mas pergunto: porque não oferecer mais apoio na área de formação profissional, novas tecnologias e insentivos a novos empreendedores.

  2. PARABENS GUINE-BISSAU,ESPERAVA DISSO MUITO TEMPO …GRAÇAS A DEUS !!!QUE ASSIM SEJA PARA SEMPRE …

  3. pubis di praça na durmi
    pubis di matu na coitanda
    man fala…i ka essis k nao pabi matu?
    é na furta, é na dana, é na maltrata?
    i ka militaris k djunta kelis?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *