Condecoração: EMBAIXADOR GUO CE AFIRMA QUE A MEDALHA SIMBOLIZA A “FORTE AMIZADE” ENTRE A CHINA E A GUINÉ-BISSAU

O Embaixador Plenipotenciário da República Popular da China na Guiné-Bissau disse que a condecoração recebida do chefe de Estado guineense testemunha  “forte a relação” de amizade  entre a China Popular e a Guiné-Bissau.

O diplomata chinês fez estas observações na sua comunicação, depois da sua condecoração com a “Medalha de Ordem Nacional, Cooperação e Desenvolvimento”.

Segundo o decreto presidencial n.°10/2024, a distinção daquele que é o 13° Embaixador da China Popular na Guiné-Bissau, Guo Ce, deve-se ao cumprimento exemplar da sua missão na Guiné-Bissau. 

A cerimónia da condecoração realizada no Palácio da República contou com a presença dos membros do Gabinete do Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, e dos seus conselheiros, como também de altos funcionários da Embaixada da China, em Bissau.

Guo Ce disse, na sua comunicação, que a medalha recebida testemunha a amizade existente entre os dois países, acrescentando que desde o início da sua missão no país tem recebido “ apoios firmes” do Presidente da República, do governo e do povo da Guiné-Bissau. 

“Ao longo de mais de três anos da minha missão neste país, testemunhei o aprofundamento das nossas relações e ampliação da nossa cooperação e a correspondência de conceitos de governança entre os dois países”, assegurou, afirmando que durante a liderança do Presidente Embaló, a Guiné-Bissau conquistou a estabilidade social, o crescimento económico , maior influência na comunidade internacional.

Anunciou que a Embaixada está a trabalhar neste momento na visita oficial que o Presidente Umaro Sissoco Embaló efectuará à China neste ano.

“Acredito que no futuro e sob as lideranças do Presidente Chinês, Xi Jinping, e do Presidente Embaló, as relações amistosas entre a China e a Guiné-Bissau vão entrar na nova era e vão alcançar maior êxito no futuro”, afiançou.

Salienta-se que o diplomata chinês termina a sua missão no país em abril deste ano, iniciada oficialmente no dia 12 de outubro de 2020, com a entrega de Cartas Credenciais ao Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló. 

Por: Assana Sambú

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *