Guines-Liga: PEFINE SOMA SEGUNDA VITÓRIA CONSECUTIVA E BENFICA CONTINUA INVICTA NA PROVA

Após o cumprimento da 21ª jornada do Campeonato Nacional da primeira divisão de futebol “Guines-Liga” da presente temporada 2023-2024, vários clubes, com poucas possibilidades para subir de nível, continuam a lutar pela manutenção na prova.

Seis clubes estão na zona crítica da tabela classificativa e com fortes possibilidades de descerem de divisão nesta época desportiva, nomeadamente: o Sporting Clube de Bafatá, o Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa, Binar FC, Tigres de São Domingos, Flamengo de Pefine e os Portos de Bissau.

No último fim de semana, alguns clubes em situação crítica somaram pontos que poderão permitir-lhes continuar a sonhar com a manutenção, numa altura em que restam somente 9 jornadas para o fim da Guines-Liga.

O Flamengo de Pefine, por exemplo, um dos clubes em estado crítico, venceu os Portos de Bissau e somou a segunda vitória consecutiva na prova, agudizando a crise de resultados na equipa dos estivadores.

Em partida realizada no domingo último, 12 de maio, no Estádio Lino Correia em Bissau, derrotou os Portos de Bissau por 1 a 0, em partida que encerrou a 21ª jornada.

O único golo da partida foi marcado por intermédio de Abulai Sambú, aos 74 minutos da partida. Foi uma partida especial para o jovem treinador dos Portos de Bissau, Ivanilson Inácio Missanga, vulgarmente conhecido por “Ata”, uma vez que defrontou a sua antiga equipa, o Flamengo de Pefine.

Com esta derrota diante da equipa sediada no bairro de Pefine em Bissau, os Portos de Bissau, que prometeram muito no início da época desportiva, mergulharam novamente numa crise de resultados, quatro jogos consecutivos sem vencer. Os Estivadores empataram com o FC Sonaco, perderam diante dos Arados de Nhacra, do Sporting Clube da Guiné-Bissau e do Flamengo de Pefine.

O Flamengo de Pefine tem 17 pontos na tabela classificativa, saiu do último posto que está ocupado agora pelo Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa, um dos clubes de futebol da Guiné-Bissau que atravessa maus momentos da sua história, derivados da crise de liderança. Enquanto os Portos de Bissau continuam com 23 pontos.

Em Bafatá, a segunda capital do país, a formação local voltou a empatar pela segunda vez consecutiva. Depois do empate na jornada anterior diante do Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa, o Sporting Clube de Bafatá recebeu e empatou frente ao Binar FC 0 a 0.

Em Bafatá, as duas equipas aflitas na tabela classificativa, não conseguiram realizar uma grande partida de futebol e como resultado dessa fraca exibição, o jogo terminou a zero bolas.

Com este empate, o Sporting Clube de Bafatá e o Binar FC passam a somar 19 pontos na tabela classificativa, respetivamente.

Em Mansoa, norte da Guiné-Bissau, o clube local, que venceu a Guines-Liga, foi derrotado por 1 a 0, em partida da 21ª jornada, agravando a situação do histórico clube nacional.

O Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa, que empatou na jornada anterior frente ao Sporting Clube de Bafatá, foi derrotado pelo FC Sonaco no seu reduto, o que levou o clube a cair para o último lugar na prova.

Com este resultado, o FC Sonaco, que travou o campeão nacional, o FC Canchungo na jornada anterior, tem 27, enquanto os Balantas de Mansoa continuam com 15 pontos.

Em Canchungo, a formação local, que luta “mano a mano” com o Sport Bissau e Benfica na luta pelo título nacional, regressou aos triunfos com uma vitória tangencial diante dos Arados de Nhacra, que está a ser uma equipa sensação esta época desportiva.

O FC Canchungo, campeão nacional, recebeu e venceu os Arados de Nhacra por 1 a 0. Segundo relatos da imprensa local, os Lobos de Canchungo não entraram melhor na partida e mesmo jogando em casa, não foi capaz de impor a sua capacidade e, em consequência, foi a formação de Nhacra que assumiu as investidas da partida, principalmente na primeira parte.

Na segunda parte, o FC Canchungo equilibrou a partida em busca de golos e apenas conseguiu vencer a partida graças ao golo de Vicente Correia (Mbappé), que permitiu o clube somar três pontos.

Com esta vitória, o FC Canchungo continua no segundo lugar com 48 pontos, enquanto os Arados de Nhacra têm 27.      

Em São Domingos os Tigres de São Domingos continuam em crise. Esta equipa não vence há vários jogos na competição e está numa situação crítica na tabela.

Na 21ª jornada da Guines-Liga, os Tigres de São Domingos foram derrotados em casa por 3 a 2 pela  União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), um jogo em que foram marcados 5 golos.

Em 21 jogos realizados até agora, os Tigres de São Domingos conseguiram 4 vitórias, 5 empates e 12 derrotas e foram alcançados agora na tabela classificativa pelo Flamengo de Pefine, após a vitória diante dos Portos de Bissau.

A UDIB, que vem de um empate e uma derrota nas duas últimas jornadas, regressou às vitórias frente aos Tigres de São Domingos, sacudindo a pressão da crise de resultados.

Com este resultado, a UDIB isola-se na terceira posição com 37 pontos, estando apenas atrás do Canchungo e do Benfica. Enquanto, os Tigres de São Domingos continuam com 17 pontos na tabela classificativa.

Em Bissau, o Sport Bissau e Benfica continua imparável na prova. As Águias continuam a ser o único clube que não conheceu o sabor da derrota na Guines-Liga, após o cumprimento da 21ª jornada da.

Os encarnados, que foram vice-campeões nacionais na época passada, completaram, no último sábado, 21 jogos sem perder e o seu treinador Romualdo José da Silva, “Aldo”, continua a fazer história, mostrando ser uma equipa mais forte em relação aos seus adversários.

Em partida da 21ª jornada da Guines-Liga realizada no Estádio Lino Correia, o Benfica derrotou o FC Cuntum por 4 a 0 e soma 21 jogos sem perder na prova, numa altura em que o campeonato está na contagem decrescente.

Os golos do Benfica foram marcados por Adulai Jaló, Abu Queita e Sadraque Monteiro, que bisou na partida. O jovem extremo está a ser um dos jogadores em grande forma no campeonato nacional.

Com esta vitória, o Benfica continua invicto na prova e lidera a tabela classificativa com 53 pontos, enquanto o FC Cuntum, que não vence há quatro jogos consecutivos, mantém-se com 27 pontos, estando no meio da tabela classificativa da Guines-Liga.

Em Pelundo, a formação local regressou aos triunfos, derrotando o clube com maior número de campeonatos conquistados na Guiné-Bissau. Trata-se do histórico Sporting Clube da Guiné-Bissau, orientado pelo treinador experiente, Pedro Dias.

O FC Pelundo recebeu e derrotou no seu reduto a formação leonina de Bissau 2 a 1, o que lhe permitiu somar três pontos.

A formação nortenha, que vem de uma derrota no reduto dos Arados de Nhacra na jornada anterior, travou na 21ª jornada da Guines-Liga, o Sporting Clube da Guiné-Bissau, um dos candidatos ao título nacional.

De acordo com os relatos da imprensa local, os Lobos de Pelundo entraram melhor na partida, assumindo completamente as investidas frente à formação leonina e marcou o primeiro golo por intermédio de Davide Indjai.

Na segunda parte, o Sporting equilibrou a partida e conseguiu empatar o jogo, mas a formação de Pelundo conseguiu chegar ao golo de triunfo na reta final da partida, graças ao golo de Balamoussa Sadiaw.

Com este triunfo, o FC Pelundo tem 32 pontos e ocupa a sexta posição, enquanto o Sporting mantém-se no quinto lugar com 33.

Em Bula, região de Cacheu, o Nuno Tristão FC Bula venceu, em casa, o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú, por 2 a 1, em partida da 21ª jornada da Guines-Liga. Foi uma partida bastante equilibrada, mas a formação de Bula teve mais sorte e neste momento está entre as duas equipas que estão no meio da tabela.

O Nuno Tristão FC Bula, que foi derrotado na semana passada em Bissau diante do Flamengo de Pefine, travou, nesta jornada, o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú, considerado um dos candidatos ao título nacional.

Com esta vitória, o Nuno Tristão FC Bula tem 27 pontos na tabela e o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú mantém-se no quarto lugar com 33.

Resultados completos da 21ª jornada da Guines-Liga:

Bafatá 0 Binar 0

Mansoa 0 Sonaco 1

Pelundo 2 Sporting 1

São Domingos 2 UDIB 3

Benfica 4 Cuntum 0

Canchungo 1 Nhacra

Bula 2 Gabú 1

Portos de Bissau 0 Pefine 1

Classificação:

1 – Benfica tem 53 pontos,

2 – Canchungo tem 48 pontos,

3 – UDIB tem 37 pontos,

4 – Gabú tem 33 pontos,

5 – Sporting tem 33 pontos,

6 – Pelundo tem 32 pontos,

7 – Sonaco tem 27 pontos,

8 – Cuntum tem 27 pontos,

9 – Nhacra tem 27 pontos,

10 – Bula tem 27 pontos,

11 – Portos de Bissau tem 23 pontos,

12 – Bafatá tem 19 pontos,

13 – Binar tem 19 pontos,

14 – São Domingos tem 17 pontos,

15 – Pefine tem 17 pontos,

16 – Mansoa tem 15 pontos.

O Sport Bissau e Benfica e o FC Canchungo envolveram-se em mais um duelo para a conquista do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão “Guines-Liga” da presente temporada na Guiné-Bissau, como sucedeu na época passada.

As duas equipas ocupam os dois primeiros lugares da tabela classificativa da competição e com larga distância em relação aos restantes adversários que os seguem nessa luta pelo título nacional.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *