Uma equipa de repórteres do canal televisivo MTV-2 de Marrocos visitou hoje, 24 de Maio, as instalações do Jornal O Democrata para se inteirar do funcionamento e dos preparativos do semanário guineense para a visita do Rei Maomé VI ao país.
Depois de percorrer todas instalações do Jornal O Democrata, o repórter de 2M de Marrocos, Wouhair Daoudi, disse que a iniciativa insere-se no quadro da visita do Rei VI de Marrocos, que chega ao país na próxima quarta-feira, dia 27 de Maio.
O jornalista disse que a equipa de reportagem marroquina quer transmitir ao povo de Marrocos o espírito da imprensa guineense na perspectiva da visita do rei de Maomé VI à Guiné-Bissau.
Por seu lado, o Director Geral do semanário O Democrata, António Nhaga, disse que a visita significa um reconhecimento à imprensa nacional.
O jornalista e professor de comunicação e jornalismo na Universidade Lusófona da Guiné reconhece o gesto e lamenta que internamente, a imprensa não tem esse reconhecimento.
“Toda a classe política e os órgãos da soberania têm tido uma relação de século XIX com a imprensa. E essa visita é um reconhecimento do trabalho de jornalistas que infelizmente não são reconhecidos internamente”, sublinha.
António Nhaga critica, no entanto, o silêncio sistemático a que o Presidente da República e o Primeiro-ministro se remeteram até agora sem conceder entrevistas aos órgãos nacionais.
António Nhaga não descarta a hipótese de estabelecer acordos de parceria com o canal televisivo marroquino MTV-2.
Por: Alcene Sidibé
















