A Presidente da Assembleia da República de Portugal inicia hoje uma visita oficial à Guiné-Bissau, a convite do seu homólogo guineense, Cipriano Cassamá.
O programa de três dias inclui encontros com as mais altas entidades do país e contactos com projectos de cooperação.
Assunção Esteves discursa na Assembleia Nacional Popular a 18 de Junho, sendo assinado, no dia seguinte, um protocolo de cooperação entre os parlamentos português e guineense.
Em comunicado, Assembleia da República Portuguesa, nota que , durante a visita, Assunção Esteves encontrar-se-á com o Presidente da República, o Presidente da Assembleia Nacional Popular, o Primeiro-ministro, o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e o Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas.
Segundo o mesmo documento consultado pel’O Democrata, Assunção Esteves faz ainda contacto com projetos de cooperação, estando previstas, neste âmbito, visitas à Escola de Djoló – uma escola financiada pela ONGD «Afetos com Letras» –, à Faculdade de Direito de Bissau e à Comissão Nacional de Eleições.
Assunção Esteves preside igualmente à cerimónia de entrega de dois contentores frigoríficos, oferecidos pelo Instituto Nacional de Emergência Médica, com medicamentos e outros materiais destinados a prevenir e combater o ébola, numa sessão que conta com a presença da Ministra da Saúde da Guiné-Bissau e do Presidente do INEM.
A parlamentar Portuguesa visita também o Navio Patrulha Português Figueira da Foz, ancorado no Porto de Bissau.
Assunção Esteves presta homenagem a Amílcar Cabral, participando em cerimónias no Quartel de Amura e em Bafatá, onde nasceu o líder político.
A delegação parlamentar de Portugal é composta pelos deputados Ester Vargas (PSD), Paulo Pisco (PS), Abel Baptista (CDS-PP), Diana Ferreira (PCP) e José Luís Ferreira (PEV).
Por: Filomeno Sambú
















