Um grupo de empresários chineses encontra-se na Guiné-Bissau para a prospeção do mercado e anuncia um pacote de mais de 600 mil milhões de francos CFA para investir nos setores das minas, pescas e energia.
O grupo, constituído por cerca de duas dezenas de empresários, chegou a Bissau na madrugada de segunda-feira, 19 de maio, acompanhado pelo embaixador da Guiné-Bissau na República Popular da China, António Serifo Embaló. O objetivo é realizar uma prospecção do mercado guineense e avaliar as condições de investimento, tendo elegido cinco setores prioritários para um investimento significativo, designadamente: mineração, pescas, agricultura, energia e saúde.
O interesse do grupo em investir na Guiné-Bissau foi manifestado na terça-feira, 20 de maio, durante uma conferência de imprensa realizada numa das unidades hoteleiras de Bissau, pelo chefe da delegação e presidente do Comité de Trabalho Chino-África para a Cooperação Económica e Desenvolvimento, Junyi Ye.
O chefe da delegação afirmou na sua comunicação que a Guiné-Bissau possui enormes potencialidades em termos de recursos naturais, tendo manifestado a disponibilidade do grupo para ajudar o país na transformação desses recursos. Contudo, explicou que é necessário reunir-se com as autoridades para analisar as condições de investimento que serão apresentadas.
“Vamos apresentar às autoridades nacionais o nosso interesse em investir fortemente na Guiné-Bissau em diferentes setores, mas sobretudo nas áreas das minas, pescas, energia, agricultura, saúde e comércio”, assegurou, anunciando em seguida que o grupo tem um pacote de mais de 600 mil milhões de francos CFA prontos para investir nesses setores.
Lembrou que a presença do grupo em Bissau decorre da visita do chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, à China e na qual garantiu aos empresários chineses que a Guiné-Bissau está de portas abertas para acolher investimentos chineses em diversas áreas.
Presente na conferência de imprensa, o embaixador da Guiné-Bissau na China, António Serifo Embaló, realçou a importância dos investimentos chineses para o crescimento da economia guineense e o bem-estar da população.
“A população da Guiné-Bissau vai beneficiar desses investimentos, garantindo centenas de empregos para os jovens”, disse, acrescentando que o grupo ajudará o país na transformação de produtos locais.
Por: Assana Sambú



















