O partido Luz da Guiné (PLG)está reunido esta sexta, 23 de maio de 2025, e por dois dias num retiro sob o lema: unidade, ação e compromisso com a renovação, para discutir problemas reais do partido e delinear desafios para o futuro.
Durante dois dias de retiro serão debatidos, entre outros temas, análise sobre o estado atual do partido, reestruturação organizacional e fortalecimento interno do partido, análise da situação atual do país face às próximas eleições gerais (legislativas e presidências)
Presidindo a abertura do retiro, o presidente do Partido Luz da Guiné, Lemes Monteiro, assegurou que o encontro servirá de um momento de reflexão e de preparação para enfrentar os desafios esperados por diante, sobretudo no que tem a ver com as questões da eleição simultânea.
“Estamos preocupados mais com as legislativas. O partido não terá um candidato direto, apoiará o segundo mandato do presidente Umaro Sissoco Embaló”, indicou.
Lesmes Monteiro explicou que decidiram organizar o retiro subordinado ao lema: unidade, ação e compromisso com a renovação, por entenderem que os desafios de construir o país são maiores e porque também o país vive um tempo em que a política exige deles mais do que discursos brilhantes, mas sim uma presença, um compromisso real assim como exige uma visão clara do que será o caminho a seguir para melhorar a situação do povo.
Para Lemes Monteiro, o compromisso do partido Luz continua a ser para com o desenvolvimento do povo guineense na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e progressista.
Lesmes Monteiro reafirmou a sua determinação de fazer do partido Luz da Guiné um instrumento de transformação que será guiado com responsabilidade e coerência para permitir que haja uma renovação contínua de quadros e ideias, enquanto partido político.
O presidente do Partido Luz da Guiné (PLG) chamou atenção à opinião pública nacional no que tem a ver com as “fake News”, deturpação de informação, em relação à questão dos passaportes em Portugal, assim como as declarações do Presidente da República relativamente à idade de casamento.
Lesmes Mutna Monteiro reafirmou o engajamento total e incondicional do seu partido em apoiar o segundo mandato do Presidente Umaro Sissoco Embaló.
“Neste momento, é a única figura com a qual compartilhamos a mesma visão de uma Guiné-Bissau moderna, mais segura, estável e desenvolvida”, reforçou.
Por sua vez, a presidente da Comissão organizadora do retiro, Mariama Seide, sublinhou que o encontro reveste-se de muita importância tendo em conta que o país vive tempos desafiadores, onde o seu partido tem enfrentado experiências cada vez maiores, tanto interna como externamente.
Para Mariama Seide, a conjuntura atual impõe a necessidade de refletir de uma forma séria, estigmática e corajosa sobre o estado da vida do partido.
De acordo com a Mariama Seide, durante o retiro, os participantes terão a oportunidade de analisar, de forma profunda, o estado atual do partido, onde identificarão os desafios estruturais que limitam a atuação do partido, assim como discutirão as estratégias para reestruturação organizacional de todos os níveis.
Por: Carolina Djeme
Fotos: CD



















