O presidente do Instituto Nacional da Juventude, Ussumane Sadjo, afirmou esta sexta-feira, 23 de maio de 2025, que a marcha anunciada para domingo, 25 de maio, por duas plataformas da sociedade civil, a Frente Social e o Movimento Pó de Terra foi encomendada pelos partidos políticos.
Preocupado com a situação apelou aos jovens a não tomarem parte na manifestação, pois poderá colocar em causa a paz e a estabilidade que se vive neste momento na Guiné-Bissau.
Em conferência de imprensa realizada no Palácio do Governo, Ussumane Sadjo aconselhou para que as organizações da sociedade civil não sejam utilizadas por pessoas, para resolverem os problemas pessoais ou interesses político partidários.
“Devem saber enquadrar os seus perfis durante atuação neste processo”, insistiu, para de seguida adiantar que, enquanto responsável do Instituto Nacional da Juventude, gostaria que os jovens entendessem que os seus direitos estão a ser postos em causa” para agirem de forma legal e livre”.
“É triste ver membros dos partidos políticos usarem capotes da sociedade civil para promoverem uma manifestação, com o objetivo de estragar o bem comum e atingir os seus objetivos pessoais, em nome das organizações da sociedade civil”, criticou.
Neste sentido aconselhou os jovens a ficarem equidistante de qualquer manifestação encomendada politicamente.
O presidente do Instituto Nacional da Juventude informou que, ao longo do tempo, a juventude guineense tem revelado comportamentos anormais na realização dos diferentes eventos, sobretudo consumo abusivo de drogas, que “não é bom para a saúde”. Assim o governo deve chamar atenção às pessoas para modernizarem aqueles comportamentos que não abonam em nada para o bom nome do país.
“De 2020 até a data presente, assistimos a várias realizações feitas pelo atual chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló. Hoje, não se fala da divida salarial, situação da corrente elétrica e construção de diferentes infraestruturas rodoviárias, que permitirão o desenvolvimento da Guiné-Bissau que todos almejamos.
Com esse trabalho, quero apelar a todos jovens que confiam em mim para apoiar o segundo mandato do atual presidente da República, porque neste momento é única pessoa capaz de transformar a Guiné-Bissau num país desenvolvido, tranquilo e garantir a paz douradura para a população guineense”, disse.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A



















