O Movimento Social Pó di Terra e a Frente Popular revelaram esta segunda-feira, 26 de maio de 2025, que um dos manifestantes detidos ontem, Armando “ Etiandro” da Costa, está hospitalizado, devido às agressões e aos espancamentos, “práticas conhecidas do regime”.
As duas organizações não indicaram o local onde o Etiandro está hospitalizado, mas deixaram claro que o ativista sofre de uma “ uma doença crónica”, que também não especificaram.
“Neste momento, o nosso camarada “Etiandro”, de dupla nacionalidade guineense e Portuguesa, que sofre de doença crónica, encontra-se hospitalizado devido às agressões e aos espancamentos, práticas conhecidas do regime”, pode ler-se na nota.
“Denunciamos veementemente este ato repressivo e responsabilizamos diretamente o regime de Sissoco Embaló por todas as consequências derivadas desta violência injustificável”, denunciaram.
As duas plataformas da sociedade civil disseram que Armando “Etiandro” da Costa, Suelina de Pina e Dá, detidos na sequência da manifestação de ontem, domingo, 25 de maio, “foram brutalmente detidos e conduzidos à Segunda Esquadra, onde sofreram torturas”.
“A UPRG-CASSACA-64 exige, de forma intransigente, a imediata libertação de todos os presos políticos. Não aceitaremos que a luta legítima do povo guineense seja sufocada pela opressão”, concluíram.
Por: Filomeno Sambú



















