A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) comemora esta quarta-feira, 28 de maio de 2025, o seu quinquagésimo aniversário em Lagos, na Nigéria.
Para a comemoração da data, estão agendados debates à volta do slogan escolhendo: resiliência e perspectivas futuras.
De acordo com a organização, o início das atividades comemorativas será marcado por uma reencenação simbólica da assinatura do Tratado da CEDEAO, pelos Chefes de Estado e de Governo, para relembrar a visão fundadora da comunidade e reafirmará a sua liderança para um futuro partilhado.
Espera-se que este ano o evento reúna os antigos líderes da CEDEAO, a vários níveis, para partilhar ideias, lições aprendidas e perspectivas sobre o caminho a seguir pelo organismo regional, num momento em que a CEDEAO comemora “o seu Jubileu de Ouro”, conforme informações disponíveis
“Mais fortes juntos para um futuro mais brilhante” sublinhou a organização, que também defende uma resiliência duradoura da comunidade e o seu compromisso com a paz, a prosperidade e a integração na África Ocidental.
Isto num momento em que alguns “países importantes” da organização, nomeadamente Burkina Faso, Mali, Níger abandonaram o bloco, criando, paralelamente, a Aliança dos Estados de Sahel.
Este países da Aliança ( Mali, Niger e Burkina Faso) todos estão a ser liderados atualmente por militares que ascenderam ao poder por via de golpes de Estado.
A Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) foi criada pelo Tratado de Lagos em Lagos, Nigéria, em 28 de maio de 1975, com objetivo principal de promover o comércio econômico, a cooperação nacional e a união monetária, para o crescimento e desenvolvimento em toda a África Ocidental.
Por: Filomeno Sambú



















