O treinador do Sport Bissau e Benfica, Romualdo José da Silva, admitiu que quando foi contratado pela Direção do clube encarnado para assumir o cargo não esperava fazer “bicampeão” nacional num espaço de dois anos, mas a revalidação do Campeonato Nacional de Futebol (Liga Orange) acabou por acontecer devido à qualidade do plantel formado nesta presente época desportiva 2024-2025 na Guiné-Bissau.
Embora reconheça as dificuldades enfrentadas pela equipa técnica das Águias após a saída de dois jogadores no meio da competição, Sidraque Monteiro e Adulai Jaló, vulgo “Jiménez” para o futebol internacional, José da Silva diz que o Benfica foi justo Campeão Nacional da presente temporada desportiva.
“Na altura que cheguei ao Benfica não esperava ganhar o campeonato nacional em dois anos consecutivos, mas o início do campeonato esta época achei que é possível conseguir ganhar a prova, fazendo bicampeão nacional por causa do plantel que formamos e acabou por dar consistência e segurança para a revalidação do título nacional, por isso, acabou por surtir efeito e revalidamos o título nacional, mesmo com as perdas dos jogadores que aconteceu no início do Campeonato Nacional, nomeadamente Sidraque Monteiro e Adulai Jaló “Jiménez”. Foi difícil para nós colmatar os lugares dos dois jogadores, mas os jogadores que entraram nos seus lugares acabaram por corresponder as expetativas e conseguimos ser campeões”, disse.
“O Benfica acabou por ser justo campeão nacional, porque recebeu felicitações de vários colegas treinadores e dirigentes desportivos, principalmente o presidente da Federação de Futebol do país (FFGB), Carlos Mendes Teixeira, dizendo que estou de parabéns e o clube também. Portanto, penso que é um reconhecimento pelo trabalho que o Benfica está a realizar e todos os colegas e intervenientes de futebol reconheceram que o Benfica foi o justo vencedor”, afirmou Romualdo José da Silva.
Conhecido no mundo de futebol por “Aldo”, o técnico encarnado falava numa entrevista concedida ao Jornal O Democrata com o objetivo de fazer o balanço do bicampeonato conquistado pelo Benfica neste mês de junho, numa altura em que restam ainda algumas jornadas para término da competição.
Satisfeito pela proeza do clube, Aldo realçou o trabalho desenvolvido pela Direção do clube e a equipa técnica que permitiu ao Benfica conquistar mais um Campeonato Nacional, tornando-se assim no clube com maior número de títulos nacionais, ultrapassando o seu eterno rival o Sporting Clube da Guiné-Bissau.
“A nossa equipa técnica é muito jovem e temos ambição. Temos feito vários trabalhos no sentido de ter bons resultados desportivos e sempre estamos com os nossos jogadores no sentido de assimilar as nossas ideias e penso que este foi o segredo do nosso trabalho, através de trabalho duro, com garra e determinação, permitindo assim ao clube atingir os seus objetivos da temporada”, acrescentou Aldo.
Com a revalidação da Liga Orange, Aldo assegurou que o clube tem ambição de fazer dobradinha esta época desportiva, conquistando o Campeonato Nacional e a Taça da Guiné-Bissau, uma prova que o Benfica perdeu na época passada diante da União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB). “Taça da Guiné foi uma prova que perdemos no ano passado, mas estamos muito determinados esta época para conquistar esta competição e já começamos a gerir a nossa equipa no sentido de termos uma equipa preparada para o próximo embate dos quartos de finais da Taça da Guiné diante de Sporting”, disse.
Aldo, que foi jogador do Benfica e campeão nacional pela equipa encarnada, chegou ao clube em 2022-2023 para ser treinador adjunto do clube, graças à aposta do então presidente das Águias, Wilson Pereira Batista. Já na época desportiva 2023-2024, Aldo assumiu o cargo de treinador principal, acabando por conquistar a Liga Orange e repetiu o feito nesta temporada que está na fase final, fazendo-se bicampeão nacional.
Neste sentido, o técnico guineense sentiu-se satisfeito pelo feito alcançado em dois anos como treinador principal e agradeceu todos os dirigentes do Benfica, com destaque para o antigo presidente do clube, Wilson Pereira Batista, que confiou no seu trabalho em 2022, que acabou por resultar no Benfica conquistar dois campeonatos nacionais e uma super-taça da Guiné-Bissau.
Em relação ao seu futuro, Aldo garante que o seu contrato termina no final da época desportiva, mas está disponível para continuar no Benfica. Mas o treinador guineense garante também que está aberto para ouvir outras propostas dos clubes.
“Em primeiro lugar se o Benfica manifestar a sua vontade eu estou disponível em negociar a minha renovação do contrato, mas assim que não manifestarem a disponibilidade estarei disponível para ouvir outras ofertas. Mas acho que não vamos chegar neste ponto e vai haver negociações para a renovação do novo vínculo com o clube”, argumentou o treinador encarnado.
Apesar da sua disponibilidade em negociar com o Benfica, Aldo garante que tem ambição de chegar a outros patamares de futebol como treinador, mas em primeiro lugar pretende dar continuidade nos estudos futuramente.
Durante a longa entrevista ao Democrata na sede do clube, Romualdo José da Silva abordou vários assuntos da atualidade de futebol nacional. Falou da sua ambição de assumir um dia o cargo do Selecionador Nacional, abordou a saída de Luís Boa Morte da liderança da equipa técnica nacional e do próximo Selecionador Nacional.
Sem mencionar nomes, o treinador do Benfica defende que o futuro Selecionador Nacional deve ser guineense, porque os técnicos internacionais não têm conseguido os objetivos almejados a frente da Seleção Nacional, dando como exemplos as apostas da FFGB nos treinadores portugueses, Paulo Torres e Boa Morte. Os técnicos lusos comandaram a Seleção Nacional e acabaram por sair sem grandes resultados desportivos.
Importa salientar que Boa Morte, que esteve à frente da Seleção Nacional há mais de um ano, foi despedido no passado dia 10 de junho pela FFGB, através de mútuo acordo entre as partes. Nos últimos dias a imprensa desportiva avançou que Emiliano Té será o novo Selecionador Nacional.
Por: Alison Cabral



















