O presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Roberto Vieira, revelou que dados preliminares do processo de cartografia geral, no quadro do Recenseamento Geral de População e Habitação 4, que decorreu de 1 de março a 30 de junho em todo o território nacional, revelam que as mulheres lideram a taxa demográfica no país, com 52,1 de inscritas.
Os dados preliminares do pré-censo na Guiné-Bissau apresentados esta quinta-feira, 03 de julho de 2025, apontam para mais de dois milhões de habitantes em 2025.
No seu discurso depois da apresentação dos dados preliminares, Roberto Vieira considerou “ satisfatórios” os resultados obtidos nessa operação preliminar, alertando que poderão ser sujeitos a algumas alterações, porque “os trabalhos ainda não foram concluídos e os resultados não são definitivos”.
Neste sentido, o presidente do INE aconselhou a população a preservar os autocolantes que foram colocados nos seus respetivos alojamentos e edifícios.
“Os nossos inquiridores percorreram todo o território nacional e os dados que publicamos não são definitivos e poderão ser sujeitos a algumas alterações, caso haja omissões ou adulteração de números”, frisou, para de seguida afirmar que os números recolhidos do terreno indicam que, entre os inscritos, 47,9% são homens e 52,1% são mulheres.
Roberto Vieira informou que todos os trabalhos feitos “encontram-se num bom caminho” e que a “próxima fase terá um bom desempenho”.
“O critério de qualidade aplicado revela que ainda estamos a seguir um bom caminho”, reforçou e enfatizou os apoios de diferentes entidades e instituições parceiras, quer nacionais, quer internacionais.
Os dados do Instituto Nacional de Estatísticas apontam igualmente que se estima que a população guineense chegue a dois milhões e trezentos e vinte e seis mil habitantes em 2025, prevendo-se também uma subida do número da população de Bissau para 623 mil habitantes.
Por: Filomeno Sambú



















