O secretário Executivo do Observatório Guineense da Droga e da Toxicodependência (OGDT), Abílio Aleluia Otaíro Có Júnior, foi distinguido com o prémio Africa Emerging Leaders Conference and Award 2025, em reconhecimento à sua dedicação e valiosa contribuição no combate e na prevenção do uso de drogas na Guiné-Bissau.
A organização destacou como um dos elementos chave “um compromisso firme e contínuo”, com Abílio Có Júnior e tem liderado iniciativas que enfrentam, com determinação, a crescente ameaça sobre o risco, a redução de danos e consequências do consumo de substâncias psicoativas entre adolescentes e jovens — uma realidade que se impõe como “um desafio urgente de saúde pública no país”.
Sob a sua liderança no OGDT, foram realizadas mais de 50 campanhas de sensibilização e de prevenção do uso de drogas em escolas públicas e privadas por todo o território nacional, alcançando cerca de 8.400 estudantes, professores e diferentes bancadas nas regiões de Bafatá, Gabu e SAB.
O trabalho de Abílio Có Aleluia destaca a importância da educação precoce e da mobilização social como instrumentos fundamentais de prevenção, num contexto em que acesso ao tratamento e à reabilitação ainda é limitado.
“Junta-te a nós na celebração deste merecido reconhecimento e acompanha o nosso galardoado na cerimónia oficial, que decorrerá de 21 a 23 de agosto, em Acra, Gana”, pode ler-se na nota a que O Democrata teve acesso.
Por: Filomeno Sambú



















