O governo de iniciativa presidencial anunciou esta quinta-feira, 10 de julho de 2025, que a Venezuela vai doar entre 1.500 e 3000 toneladas de betume para a expansão da rede rodoviária guineense.
A ajuda é uma parte de vários acordos assinados entre os dois países, no âmbito da visita do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, a Caracas, onde foi recebido pelo seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro.
O acordo abrange áreas estratégicas para o desenvolvimento do país, com destaque para os setores da habitação e das infraestruturas rodoviárias.
A propósito, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo da Guiné-Bissau, José Carlos Esteves, encontra-se em visita oficial à República Bolivariana da Venezuela com o objetivo de desbloquear e operacionalizar o acordo de cooperação bilateral assinado entre Bissau e Caracas.
Segundo o gabinete de imprensa do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo (MOPHU), no domínio da habitação, a Venezuela manifestou a disponibilidade em apoiar o país na formulação de uma estratégia nacional para “a construção de habitações sociais de baixo custo”.
”A cooperação incluirá a partilha da experiência do programa “Gran Misión Vivienda Venezolana” e prevê a implementação de um projeto-piloto de 200 unidades habitacionais no país”, pode ler-se na nota a que O Democrata teve acesso esta quinta-feira.
Em Caracas, José Carlos Esteves manterá encontros de trabalho com “altos responsáveis” do Ministerio del Poder Popular para Hábitat y Vivienda, do programa Gran Misión Vivienda Venezolana, do Barrio Nuevo Tricolor, bem como do Ministerio de Hidrocarburos y Petróleos, com o intuito de definir os mecanismos técnicos e logísticos para “a implementação efetiva dos compromissos assumidos”.
Por: Filomeno Sambú
Imagens: MOPHU



















