Futebol: NITO GOMES É NOVO REFORÇO DE PAÇOS DE FERREIRA DE PORTUGAL

O futebolista internacional guineense, Nito Gomes, é o novo reforço do Paços de Ferreira, da segunda Liga Portuguesa de Futebol, anunciou esta terça-feira, 15 de julho, o clube português nas redes sociais. 

Gomes, que jogou nos últimos três anos no Clube Sport Marítimo, rubricou um contrato de dois anos, com mais uma época de opção com Paços de Ferreira. O jovem médio defensivo guineense, antes de rubricar o contrato com o clube de ”Capital do Movel”, teve um período de avaliação de quase duas semanas e logo acabou por convencer os responsáveis da equipa técnica e toda estrutura profissional do clube. 

Em dois jogos amistosos em que Paços de Ferreira defrontou Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, Nito Gomes, que estava livre no mercado depois de deixar o Marítimo, realizou uma excelente partida de futebol, mostrando grandes potencialidades e os responsáveis de Paços de Ferreira ficaram encantados com a exibição do jovem médio guineense. 

A informação foi transmitida ao Jornal O Democrata pelo empresário do jogador, Dário Daniel Gomes, numa entrevista telefónica a partir de Portugal, onde confirmou a contratação do jogador pelo clube português. 

“Posso garantir que o Nito Gomes já acertou tudo com o Paços de Ferreira, um clube que milita na segunda Liga Portuguesa de Futebol, clube histórico a nível da progressão e de presença na liga profissional Portuguesa. Nito acabou mais uma vez surpreender as opiniões publicadas e internacionais, porque é um jogador que saiu da equipa B do Marítimo com poucas oportunidades e chegou ao Paços de Ferreira nesta nova época desportiva, acabando por convencer os responsáveis do clube”, disse. 

“Hoje assinamos um contrato de dois anos e mais um de opção e penso que terá toda capacidade de poder mostrar os talentos perante os adeptos e associados do clube durante toda época desportiva, mostrando ser um jogador útil ao clube”, declarou Dário Daniel Gomes. 

Segundo explicou o agente guineense radicado em Portugal, Nito será um jogador que futuramente chegará a um patamar mais alto, chegando a um grande clube europeu que permitirájogar as competições europeias, com destaque para as Ligas dos Campeões. Apesar deste optimismo, Daniel Gomes não indicou os nomes dos possíveis destinos do jovem médio defensivo futuramente. 

“Nito Gomes é um jogador que pode fazer dupla função no meio campo, jogando posição 6 e posição 8, porque é um médio que tem capacidade de chegar a área, é um jogadorforte na pressão alta e de qualidade técnica acima da média. Hoje em dia, é difícil encontrar este tipo médio no futebol internacional, por isso, dentro pouco tempo os guineenses sentirão com muito orgulho as exibições do jogador em Portugal”, acrescentou o agente guineense. 

Com apenas 23 anos de idade, Nito Gomes já foi internacional guineense, disputando para já três jogos com a camisola da Guiné-Bissau. O jovem médio defensivo guineense já participou na fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN’2023), realizada na Costa do Marfim, onde jogou somente uma partida. 

Mas, nunca foi atleta elegível durante a passagem de Luís Boa Morte no cargo de Selecionador Nacional entre março de 2024 e junho de 2025. O técnico luso-são tomense acabou por abandonar o cargo depois de falhar o apuramento para o CAN’2025 a realizar-se em Marrocos.

Neste sentido, o agente do jogador acredita que com estamudança para o Paços de Ferreira, Nito voltará a merecer a confiança da equipa técnica nacional para os próximos jogos da fase do apuramento para o Campeonato do Mundo 2026. 

Natural de Guiné-Bissau, Nito Gomes viveu a primeira experiência europeia em Espanha, em 2020/21, seguindo-separa o Marítimo, clube que representou nas últimas três temporadas, tendo alinhado pela equipa principal, B e Sub-23.

Nito Gomes, que já estreou-se na primeira liga portuguesa de futebol com a camisola do Marítimo em 2022/2023, iniciou a sua carreira na Academia Vitalaise sediada em Bissau e antes de partir para o futebol europeu, jogou ainda no Sport Bissau e Benfica. 

Importa salientar que nesta abertura do mercado de transferências de jogadores, além de Nito Gomes, já vários jogadores guineenses mudaram de clube recentemente, com destaque para Sori Mané e Jefferson Encada. 

Mané, de 29 anos, que terminou o vínculo com Academica de Viseu, joga agora no Torpedo, da Geórgia. Esta será a primeira experiência do experiente médio fora de Portugal enquanto sénior, depois de já ter representado Olhanense, Cova da Piedade, Moreirense e, nas últimas duas temporadas, o Ac. Viseu.

Já Encada, um dos jogadores guineenses com maior exibição com a camisola da Seleção Nacional nos últimos tempos, é novo reforço do Estrela da Amadora da primeira liga portuguesa de futebol. 

O defesa direito internacional guineense, formado no Sporting Clube de Portugal, regressa a Portugal depois de terminar o vínculo com o Pharco do Egito.  O guineense rumou ao Egito no decorrer da época 2021/22, proveniente do Leixões. 

Por: Alison Cabral 

Foto: Paços de Ferreira

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *