O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, participa na XV Cimeira de Chefes de Estado e do Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza em Bissau, no dia 18 de julho de 2025, cujo objetivo é aprofundar estratégias conjuntas de cooperação, promover o desenvolvimento sustentável e reforçar a soberania alimentar na comunidade lusófona.
Segundo uma nota da Presidência da República de Cabo Verde, citada pela agência de notícias cabo-verdiana Inforpress, José Maria Neves viajará primeiramente para Dakar, onde será recebido pelo seu homólogo senegalês, Bassirou Diomaye Faye, para uma visita no âmbito do fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países e da promoção de parcerias estratégicas que tenham um impacto positivo na inserção de Cabo Verde na região da África Ocidental.
Neves deixará a capital senegalesa no dia 17 do mês em curso e seguir-se-á para Bissau, onde participará na XV Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo da CPLP.
Durante a Cimeira, a Guiné-Bissau assumirá a presidência rotativa da CPLP, sucedendo a São Tomé e Príncipe, e será igualmente eleito o novo Secretário Executivo da organização.
Sob o lema “A CPLP e a Soberania Alimentar: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”, a presidência guineense pretende refletir a urgência global em garantir a segurança nutricional, através de políticas integradas e solidárias entre os Estados-membros.
De acordo com informações disponibilizadas pela organização, a cimeira contará com a participação não só dos Estados-membros, mas também de países observadores e de entidades internacionais que atuam nas áreas da alimentação, desenvolvimento e cooperação, promovendo um espaço de diálogo multilateral e a construção de soluções inclusivas e duradouras.
Por: Redação
O Democrata/Inforpress



















