A formação de Fidjus di Bideras sagrou-se campeã nacional de futebol feminino da presente temporada desportiva 2024-2025 na Guiné-Bissau, sucedendo o Sport Bissau e Benfica.
Numa disputa bastante equilibrada com as Águias, a equipa de Fidjus di Bideras, acabou por somar mais pontos na tabela classificativa do Campeonato Nacional Feminino e alcançou o título nacional, após duas épocas em branco.
Em partida que permitiu o clube conseguir a consagração foi realizada no último domingo, 13 de julho, no Estádio Lino Correia em Bissau, com fraca assistência do público nas bancadas.
Nesta partida da 17ª jornada do Campeonato Nacional Feminino, a formação de Fidjus di Bideras recebeu e goleou a sua congénere de Cumura por 5 a 0, mostrando-se superior ao adversário e somou três importantes pontos que lhe permitiram fazer a festa no Lino Correia, na capital do país.
Os golos de Fidjus di Bideras foram apontados por intermédio de Soraia da Silva, Julieta Iala ‘Suárez’, que bisou na partida, Sivetilana Mandeck ‘Banu’ e Ami Samba N’dong.
Durante os 90 minutos regulamentares, a formação de Fidjus di Bideras dominou completamente o jogo, mostrando ser um dos melhores clubes femininos da Guiné-Bissau.
Com uma jornada para o fim do Campeonato Nacional Feminino, a formação de Fidjus di Bideras, nova campeã nacional, tem agora 47 pontos e o vice-líder da tabela classificativa, o Benfica, soma 42 pontos na classificação.
Embora tenha somado dois empates no Campeonato Nacional, a equipa de Fidjus di Bideras continua invicta na competição, numa altura em que falta apenas uma partida para o fim da prova.
Em reação após a conquista do título nacional, a treinadora de Fidjus di Bideras, Francisca Lopes Soares Cassamá, mostrou-se satisfeita pela conquista da prova e enalteceu o trabalho dos seus jogadores ao longo da época desportiva.
“Na verdade estou a sentir-me feliz, porque concretizei o meu desejo de ser campeã nacional, por isso, só tenho que agradecer a Deus. Tenho que agradecer os esforços da equipa técnica e demais estruturas da equipa que lutaram de mãos dadas, o que permitiu a equipa conseguir o seu objetivo de ser campeã nacional”, declarou Francisca Lopes Soares Cassamá.
Satisfeito pela conquista da competição enalteceu o trabalho da entidade que organiza o Campeonato Nacional e restantes clubes que disputaram a prova na presente época desportiva.
Quem também reagiu a conquista do título nacional foi o dirigente deste clube, Adilé Sebastião. Numa curta declaração esta quarta-feira, 16 julho, ao jornal O Democrata, Sebastião enalteceu o trabalho desenvolvido por toda a estrutura que permitiu o clube sagrar-se campeão nacional.
“Felicitar efusivamente o Toni Burgo que faz das tripas coração para que as nossas meninas compitam. Burgo é o obreiro maior desta conquista e ao qual temos que lhe agradecer pela conquista do título nacional. Felicitar igualmente a nossa treinadora, o staff e especialmente as nossas jogadoras. Estamos muito felizes e comprometemo-nos a apoiá-las mais no próximo ano”, disse.
Com mais um título nacional conquistado, a formação de Fidjus di Bideras tem agora 10 Campeonatos Nacionais no seu palmarés, com o estatuto de melhor clube nacional. Importa salientar que o clube tinha o nome de Mavegro Futebol Clube, mas passando os anos o clube decidiu mudar o nome para Fidjus di Bideras.
Importa salientar que já são conhecidos no Campeão Nacional masculino da primeira divisão e o Campeão Nacional feminino. Trata-se de Sport Bissau e Benfica e Fidjus di Bideras.
Agora falta conhecer o campeão nacional da segunda divisão e vencedor da Taça da Guiné.
Por: Alison Cabral



















