A empresária e estilista guineense, Saturnina Costa, conhecida como Nyna Koxta, ficou na segunda posição como a melhor anfitriã da temporada “Jogo de Panelas” realizada pela televisão brasileira O Globo.
Para além da Nyna Costa também participaram quatro apaixonados pela cozinha de Goiânia competindo por um prêmio de 20 mil reais. Os participantes preparam jantares com três pratos (entrada, prato principal e sobremesa) inspirado em um tema de sua escolha. Além dos pratos, a ambientação do espaço e a caracterização do anfitrião também entraram na avaliação.
Nyna Koxta levou o tradicional “Pano di Pinti”, mostrou o prato típico guineense Caldo de Mancara como prato principal no jantar que ela chamou de “jantar realeza africana”, e a sobremesa feita a base da cabaceira.
“Estou muito feliz e serei eternamente grata a todos que torceram por mim, que fizeram tudo para que eu seja a vencedora, mas eu fiquei em segundo lugar… Levei os pontos do melhor figurino, melhor decoração e do parto principal que é o caldo de mancara. Fiquei muito feliz por poder elevar a nossa bandeira, puder mostrar a nossa gastronomia e as pessoas poderem conhecer o nosso país que é a Guiné-Bissau” finalizou.
BIOGRAFIA
Graduada em Ecologia e Análise Ambiental, no Instituto de Ciências Biológicas (2017) da Universidade Federal de Goiás, tem experiência na Entomologia, botânica com ênfase em Biologia Reprodutiva de Plantas. Atuava na Ecologia de Polinização. Ex-Assistente do Coordenador do programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G). Ganhadora do III Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência, 3 lugar na Categoria Ciências Biológicas, 2016 e 2 lugar na Categoria Botânica no 27 Semana do Instituto de Ciências Biológicas, 2016.
Pós-Graduada em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Surdez e Libra na Faculdade São Luiz (EAD). Pós-Graduanda em Educação Ambiental na mesma instituição. Curso de Modelagem, Corte e Costura pela Exato.
Curso de Empreendedorismo pelo SEBRAE e Empreendedorismo Social pela UFG. Voluntária na Associação de Portadores de Câncer de Mama (APCAM) e também na Associação de Serviço à Criança Especial de Goiânia (ASCEP). CEO da Marca Nyna Koxta Moda Africana. Trabalho com empoderamento e autoestima das Mulheres com Câncer de Mama, Mulheres em Circunstâncias Transexual, Meninos com Síndrome de Down, Mulheres Negras e Brancas Plus Size, e outros tipos de deficiências através dos desfiles nas passarelas, maquiagem e oficinas de turbantes.
Por: Epifania Mendonça






















