A internacional guineense, Nadi Quadé, foi eleita como a Melhor Jogadora Estrangeira na época finda 2024/2025 na cerimónia da gala anual- Dinner & Awards Night do Mogbwemo Queens FC em Serra-leoa. De acordo com o portal Ogolo-GB, a futebolista guineense concorria para este prémio com duas colegas de equipa Awa Jawo e Penda Colley, respetivamente.
Saliente-se ainda que a goleadora guineense concorria também para outro prémio, a da Melhor Jogadora da Temporada do Mogbwemo Queens FC, onde tinha como concorrentes: Fatumata A. Tonkolili e Honoria W. Hotta.
Ao semanário O ‘democrata a futebolista reage a premiação como um marco importante na sua carreira profissional sendo uma conquista “fora de casa”.
“Sinto-me profundamente honrada com a minha nomeação da melhor jogadora estrangeira no MOGBWEMO QUEENS FC.Desejo agradecer sinceramente a confiança depositada em mim. Também expresso o meu sincero agradecimento a todos os que oraram por mim, enviaram os seus votos de felicidades e me apoiaram ao longo desta jornada. O vosso encorajamento tem sido verdadeiramente inspirador. A todos aqueles que contribuíram, das suas diversas formas, seja através de conselhos, orientação ou apoio discreto, saibam que sou genuinamente grata. Os vossos esforços não passaram despercebidos”, disse Nadi.
Para além do futebol, Nadi sonha cursar ciências políticas e relações internacionais.
BIOGRAFIA
Nadi Soares Quadé nasceu no dia 05 de dezembro de 1999 em Bissau. Concluiu o estudo liceal em 2019. Estudou na Cooperativa Escolar alternativa.
Iniciou a sua carreira futebolística no ano de 2014, no Sporting Clube de Bissau nas épocas desportivas 2014/2015 e 2015/2016. Transferiu-se para Sport Bissau e Benfica em 2017/2018 e fez duas épocas desportivas onde conquistou o título de campeã e segunda melhor goleadora do campeonato nacional 2018/2019 sem empates e nem derrotas. Na época seguinte transferiu-se para o Sporting clube de Bafatá onde fez três temporadas. Regressou ao Sporting de Bissau na época 2023/2024 onde marcou três golos no seu único jogo no clube durante a temporada devido a rescisão do contrato.
Na mesma época foi contratada pela Associação Desportivo Celton Biai, que também não concluiu a época e transferiu-se para o clube estrangeiro MOGBWEMO QUEENS FC a título de empréstimo onde disputou na mesma época a “liga dos campeões Africana 2024“tendo a sua ficado em segundo lugar.
Nesta época foi contratada pelo Clube MOGBWEMO QUEENS. Apesar de ficar lesionada por semanas, conseguiu retornar ao campeonato marcando 17 golos e 11 assistências no total de 14 jogos e ficou de fora do resto dos jogos finais devido a mais uma lesão. A internacional guineense marcou no total 18 golos pelo clube, tendo 17 no campeonato e um no torneio UFOA de qualificação à Liga dos Campeões da CAF. Marcou 4 golos pela seleção nacional onde começou a jogar desde 2015.
Por: Epifânia Mendonça
















