Futebol:  CAMPEONATO DA SEGUNDA DIVISÃO PASSA A DENOMINAR-SE “LIGA TELECEL”

A Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF) e a empresa de telecomunicações Telecel Mobile anunciaram um acordo de patrocínio para o Campeonato Nacional de Futebol da Segunda Divisão da Guiné-Bissau, que será denominado “Liga Telecel” na temporada desportiva 2025-2026.

O acordo rubricado na semana passada em Bissau entre a Direção da LGCF e a operadora das telecomunicações vai permitir às 24 equipas divididas em duas séries a beneficiar dos equipamentos, bolas, coletes, mecos e cones, tendo em vista a próxima temporada que arranca no mês de setembro próximo. 

No âmbito deste acordo, a Telecel Mobile vai ainda desembolsar cerca de três milhões de francos CFA para funcionamento da LGCF e a observação dos árbitros durante toda a temporada desportiva no país.

A Telecel Mobile adquiriu ações da empresa de telecomunicações sul-africana, MTN, também vai colocar Internet nos Estádios Lino Correia, Bafatá e Canchungo no sentido de permitir a transmissão dos jogos da prova nas redes sociais. 

A informação foi transmitida ao jornal O Democrata, está segunda-feira, 05 de agosto de 2025, pelo próprio presidente da LGCF, Dembo Sissé, durante uma entrevista com propósito de abordar o encerramento da época desportiva no país na semana passada, após a realização do jogo do final da Taça Guiné. 

“A partir da próxima época desportiva a Telecel vai ser patrocinador oficial do Campeonato Nacional da segunda divisão, onde fará apoios pontuais às 24 equipas, ajudando na afirmação da LGCF, dando maior credibilidade da nossa instituição junto dos outros parceiros e isso é muito bom”, disse. 

“Isso não eram valores que estávamos a perspectivar, mais foi isso que foi possível alcançar tendo em conta o país onde vivemos, porque levamos em conta que há anos não temos a lei do mecenato regulamentado e implementado ao nível do Estado que dava um certo conforto a qualquer empresa que pretendesse investir no futebol. Portanto não podíamos rejeitar esta proposta, porque vai servir como um donativo e apoio pontual a LGCF e o mais importante é o casamento alcançado entre as partes”, declarou Dembo Sissé. 

Segundo explicou Sissé, o acordo com a referida empresa é somente para uma época desportiva, mas é renovável após o término da competição em 2025-2026. “É um acordo renovável, mas temos obrigação de ajudar na divulgação da marca da empresa ao longo de toda época desportiva e penso que vão continuar a acompanhar a LGCF nesta nova dinâmica de futebol”, acrescentou.

Sissé, que foi presidente de Cupelum FC, lembrou que, após 50 anos da independência do país, abriu-se a nova era no futebol da Guiné-Bissau. Após o acordo alcançado em 2024-2025 com a empresa de telecomunicações Orange Bissau, que permitiu a referida empresa ser patrocinador oficial do Campeonato Nacional da primeira divisão, a instituição desportiva alcançou um outro acordo para a prova da segunda liga. 

O presidente da LGCF, que está no fim mandato, revelou que a Empresa Orange Bissau ficou satisfeito com o acordo rubricado e nos próximos dias as suas partes vão reunir-se no sentido de renovar o acordo do patrocínio do campeonato nacional da primeira divisão para temporada 2025-2026. 

Eleito presidente da LGCF em 2021, Dembo Sissé foi peça chave para o aumento do prémio monetário dos Campeões Nacionais. Após a sua chegada a presidência da LGCF, o campeão nacional da primeira liga recebia 5 milhões de francos CFA e no segundo ano do mandato, aumentou o prémio para 7 milhões e meio de francos CFA. 

Já no terceiro ano do mandato, a Direção da LGCF aumentou o prémio para 10 milhões de francos CFA. Neste quarto ano do mandato, graças acordo com o Orange Bissau o prémio do Campeão Nacional foi de 15 milhões de francos CFA.

Em relação a segunda divisão, o campeão nacional recebeu 7 milhões e meio de francos CFA.  O vencedor da Taça Guiné recebeu 5 milhões de francos CFA. 

Segundo apurou o Democrata, no próximo fim de semana, a LGCF vai realizar um Assembleia Extraordinária para marcar a data das eleições e a escolha da comissão organizadora do pleito eleitoral. 

Sissé, que sucedeu o empresário Fernando Tavares “Bené” no cargo, garantiu que vai recandidatar-se para o segundo mandato a frente da LGCF no sentido de dar continuidade os seus projetos. 

Fontes próximos da LGCF garantem que as eleições para escolha do presidente da instituição desportiva vão decorrer no mês de agosto do ano em curso. 

Por: Alison Cabral 

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *