Opinião: CARTA ABERTA PARA PRESIDENTE JOSÉ MÁRIO VAZ

Sua Excelência Senhor Presidente da República, espero que esteja em ótima condição de saúde física e mental. Que a sua família se encontre em plena paz.

Tomo a liberdade, na qualidade de um cidadão guineense, de lhe endereçar a presente e modesta missiva no sentido de lhe persuadir a cumprir com os ditames da constituição da república que lhe incumbiu a responsabilidade de garantir a paz e de ser garante da constituição.

Gostaria de lhe dirigir em outras ocasiões mais alegres, mas infelizmente, esta é a trajetória que o destino nos afrontou.

A minha preocupação ganhou raíz no famoso adágio popular guineense “kil ki  guineenses papia kata maina”.  Lembro-me de ter ouvido algumas vezes o meu pai, contemplado ao ministério que o senhor ministrava dizer- “Jomav é um homem competente”, pois ele só reforça o consenso nacional. Mas, hoje muita coisa me fez voltar atrás e fazer uma série de questionamentos. Mas, quero aproveitar antes de fechar esta carta aberta, meu querido presidente, para lhe pedir e rogar o seguinte:

Por mais difícil que seja a situação procure sempre o diálogo como o caminho, insista em conversar sempre. A minha preocupação é também a de muitos compatriotas. O meu sonho era de um dia voltar para História e poder dizer para meus filhos – olha o que Jomav fez, e não – olha o que Jomav  estragou.  Lembro-me ainda de entusiasmo com que os guineenses aplaudiram a sua eleição para dirigir a Nação durante 5 anos, muitos disseram “gos no safa”.

Se for verdade, o que se tem falado sobre o derrube de governo… sei lá. Mas não deixo registrar desde já a minha preocupação como guineense e jovem, que acredita profundamente nos ideais de uma ˝Guiné Suíça de África˝. Peço ao senhor Presidente que olhe para trás e se lembre que nossa História é uma História de sangue e mais sangue! Nós marchamos sobre soldados anônimos, homens e mulheres que se tombaram em vão, porque a Independência ainda não se traduziu em liberdade total. Tenha paciência querido presidente, criatura de Deus.

Este povo já comeu o pão que diabo amaçou e pior, já ficou sem luz no abismo. Acreditamos no Senhor – Primeiro Magistrado da Nação, não por nada, a não ser por ser um presidente que não derrubaria a nossa esperança. Será que estamos enganados? Espero que não.

Sua excelência Presidente da República, seja realmente garante da Paz e não se levante contra os velhos de Boé, aqueles que aceitaram deitar-se no chão e transformaram-se em ponte para que possamos chegar ao Insalma e entregar a terra nas mãos dos que têm difícil tarefa –  construir na prática os sonhos de Amílcar Cabral (desenvolver Guiné e criar riqueza para todos os guineenses).

Amado presidente, não faz muito tempo que ganhamos fôlego no estrangeiro e poder dizer num tom relaxado – SOU GUINEENSE, isto porque algo vai bem, se gosta ou não.

Nós queremos viver em paz, queremos trabalhar em paz e construir oportunidades na terra de Cabral. Peço-lhe como nunca aconteceu numa democracia se é que a temos: tenha dor de “mindjeris bideras” que sustentam famílias e tenha piedade dos guineenses. Converse com governo, no sentido de encontrar soluções, pois é normal dissenso no campo da política, o que não é normal é não dialogar.

Espero que seja mais flexível, aja com naturalidade, pois dizia Amílcar: ˝pensar antes para melhor agir˝.

Que Deus lhe dê força e paciência e que tudo corra com tranquilidade e que a Guiné possa normalmente trilhar caminhos de progresso, bem-estar e desenvolvimento pleno. Viva nação guineense e um forte abraço para Sua Excelência. Espero o não ter ferido e nem magoado a sua sensibilidade, caso acontecer peço desde já as minhas mais sinceras desculpas. O meu objetivo é partilhar o grito do povo guineense e de todos aqueles que acreditam num alvorecer novo e radiante para todos nós. Um forte abraço para senhor e toda sua equipa. Rogo a Deus que lhe proteja e guarde de más influências e lhe guie sempre que quer desviar e não lhe deixar cair em tentações jamais. Bem nos haja.

 

Por: Tamilton Teixeira

 

 

24 thoughts on “Opinião: CARTA ABERTA PARA PRESIDENTE JOSÉ MÁRIO VAZ

  1. Eu votei nos dois Dr.Jose Mario Vaz e Domingos Simoes Preira por motivos da confiança que tenho neles.Mas se os dois nao estao remar num unico objectivo que e dar a Paz e Estabilidade a este povo que esta farto de instabilidade politica no Pais.Mas a culpa nao sao eles a culpa e nossa porque se nos temos a nussao de organizar a vizilha para nos perguntar a eles o que que passa entre eles e para que nos tambem mostrar a eles onde e que os direitos deles começaram e onde e que terminou eles vao ter a nuçao de que na verdade nos esyamos farto do que acontece na nossa praça publica…

  2. eu como um cidadao guineense agradeço meramente o senhor de ter mostrado a sua lealdade humana e o bom senso que tens! esta tudo ali um papel celebre do qual um presidente deve por em primeiro lugar o importante de tudo… nao dialogar faz parte da anarquia, dialogar refere-se uma pessoa de paz e estabilidde em fim procurar uma via democratica. como disse abocado-“Mindjeres Bideras” do qual a pena recai sempre, eu sinto mas nao tenho a força nenhuma que pena minha raça. até aonde os politicos querem chegar? cansamos de viver assim mudem o vosso espirito. abocado começamos dar folegos no estrangeiro! mas querem mais tirar isso de nos hehehe sinto muito meus camaradas até quando.

  3. Sr Tamilton Texeira

    Muitíssimo obrigado por ter exprimido a sua opinião ao nosso presidente JOMAV, eu estou totalmente de acordo contigo de lhe dizer um bom homem é o homem que quer dialogar e dialoga, é o homem da Paz, eu creio que desta vez a Guine não pode nem tao pouco voltar a ser refém dos que querem ver a guine esta esta há 30 ou 40 anos. DESU esta connosco quem pensa mal para Guine é bom que deus lhe não perdoe…………

  4. Trago comigo a vontade de lutar para uma Guiné mais justa, onde todos sejam realmente unidos em prol do bem estar da Nação.
    Acredito piamente na força do diálogo. Não há nada de mais insignificante que uma pessoa que não da ouvido, que leva tudo do jeito como quer sem ajuda dos demais, não enxerga o sofrimento dos outros e ainda procura ostentar o caracter…perfeito ninguem é.
    “Camaliom sina muda cor ita muda nam pa cor mais quente na si redor”

  5. Meu Deus, cal dia cu guineense na percebi que qui democracia! Quil cu na passa na Guine i mt normal na stado de direito, n’misti fala na democacia. I muito normal pa i tem choque de ideias quando cu obejetivo i quil um son som. Nhu PR cu Nhu PM e tene formacao diferente i normal pa cada pensa que tene ideia melhor pa Guine ca para mas. Pa i tem choque di ideias inda mais forte ma pa quim desemprnha si funcao wui i legido parel i pa rispita constituicao. No cana medi, elis i civil, academicos. Es djintis cu no misti ba dja disna pa toma conta di terra. Gosi som na boca cu caneta cu fodja. Nhu PR cu nhu PM, forca i coragem Guine ca pudi para

  6. Parabéns meu Ilustre THAMyLTON TEIXEIRA, e obrigado pela sua ideia fascinante, digo eu que foi suficiente e tomara que o presidente possa vê-la!
    Acredito numa Guiné-Bissau melhor e livre dos problemas que pode-nos retroceder. Faço fé que o que está acontecendo hoje ou o que a mídia está difundir seja a mentira, no que tange com suposta queda do governo. Nos debates com os meus colegas acerca do assunto sempre dizia que não vai acontecer porque a sua Excelência não irá fazer isso, alias não existem as evidencias ou motivos para tal, e espero que eu esteja certa na minha afirmação, com certeza que tudo que está acontecendo entre vocês é normal por que nenhum de vocês é perfeito e também espero que as vossas divergências sejam em prol do desenvolvimento da Guiné e não do capricho individual… ” pabia anós nó cansa” . Ainda digo que não existe mudança drástica, é obvio que o vosso desejo é de ver o País a crescer ,mas têm que saber que não podem fazer tudo que almejarem duma só vez,é preciso muita calma e ponderação.
    Para concluir esta minha modesta contribuição, gostaria disser que ainda há tempo nosso PRESIDENTE JOMAV e o nosso primeiro MINISTRO DSP, conversassem por que só assim que vão chegarem numa solução viável, melhor dizendo que vão se entenderem. Reafirmo que é o melhor para o País que querem então façais as vossas divergências o ponto que vai vos unir para a construção da nossa magnifica patria!!!! ” fé na bó ntené fé na bó, abó ki i nha terra n´tEné fé na bó, GUINÉ” by: Arlindo Vieira

  7. Infelizmente querem continuar com a corrupção. Um povo merece os dirigentes que tem. Agora o problema é o Joma! e os portadores de malas de dinheiro para Lisboa podem continuar les voyages! Open the eyes. Com migalhas da corrupção não é possível alcançar o desenvolvimento.
    A queda de um governo não é motivo de instabilidade mas sim de mudança. Assim ditam as regras democráticas.
    Tu não tens informações confidenciais que o Jomav tem, portanto é preciso muita calma. Devemos ser forte de espírito e aceitar mudanças com naturalidade. Este governo está cheio de casos de corrupção. O país precisa de um governo credível e transparente. Para os Guinienses roubar/corrupção parece não ser crime. E depois falam terra ranka. i na ranka ku boss lá. bo na fia.

  8. muito obrigado cidadao: antes de tudo pesso desculpa por ter escrito certas palavras sem acento ou entao o til porque tenho un teclado que nao me permite escrever uma carta em portugues correto; sim senhora a sua carta ao pesidente da republica foi muito bem redegida, e esperamos que o presidente vai levar em conta a sua opiniao, e compartilho as suas ideias e a esperança que as coisas vao mudar que desta vez poderemos tambem gritar alto e forte que somos guineensses e com muito orgulho e temos a esperança nesse nosso novo presidente que deus lhe da a paz e a força de nos tirar dessa situaçao que estavamos a viver desde a independencia, mas tambemm gostaria de vos contar o que me passou em bissau quando fui la passar ferias .
    conheci um casal que depois de imaginarem que eu vivo no estrangeiro que eu era rico por demais entao inventaram uma calunia contra mim combinando com umas das filha com complicidade de certos pulicias judiciarias que eu violei essa ulma das filhas e tinha que os dar dez milioes de francos cfa senao vao-me por na prisao e eu nao cedei a essa chantagem e finalmente fui preso numa prisao antigo policia movel durante quize dias sem condiçao nenhuma sem provas nenhuma dessa acusaçao filizmente os meus familiares arranjaram-me un advogado filizmente fui libertado provisoriamente e a ir assinar tres vezes por semana no tribunal fiquei em bissau durante tres meses nao podia sair fui pedir a juiza para me dar uma licença para poder voltar no paiz onde eu vivo porque tinha familiares pricipalmente filhas et filhos na escola e que tambem tinha un controlo de saude muito importante a fazer senao eu podia ate morrer mas ela a juiza recusou a me dizer que eu nao pudia sair da guine; e durante a investigaçao fomos levados ao psicologo e a medica legista elas bem diseram que aquilo era so uma maneira de me tirar dinheiro porque nao tinha fundaçao nenhuma e as conclusoens estavam claras que nao havia fundamento nenhum, e apartir dessa altura tentei arranjar uma soluçao ate fui ao escritorio onde estava o serviço dos direitos humano e me diseram que so a juiza e que podia decedir, mas como nao havia soluçao entao fui obrigado a sair da guine por vias inlegais porque nao tinha uma outra solucao, quando cheguei a europa perdi o meu emprego a minha familia perdi tudo, agora tento recuperar tudo de novo, nem a guine nao posso voltar porque eu nao estava autorizado a sair da guine, acho que a nuivel judiciario a guine tem que tentar acabar com a corrupçao porque ha varias pessoa que estao a viver a injustiça em guine bissau acho que o nosso presidente vai tomar medidas com os policias judiciarias que estao a dar cabo desse pais, e concelho aos todos guineensses que estao a viver fora de tomarem muita cautela porque muitas miudas utilizao esse sistema de ir a cama com un rapaz e depois dizem que sao menores combinam com os pais e policias para que pagues dinheiro caso contrario o processo vai para o tribunal e a pessoa pode ficar preso sem provas nenhuma isso e um abuso

  9. Bem dito meu caro Tamilton Teixeira, subscrevo na integra a tua opinião e preocupação, o entendimento político é crucial neste momento para alcançar largos consensos a bem do país e do povo, precisamente a falta de dialogo que conduziu este país a um empobrecimento, instabilidade crónica e a beira da banca rota. este país custou sangue e suor de muitas pessoas que lutaram não só para a independência mas também para o desenvolvimento e bem-estar do povo. Infelizmente hoje temos um país subdesenvolvido e de alta dependência externa, que nunca fazia parte dos ideais da luta da libertação nacional, os guineenses tem grandes expectativas nestas autoridades actuais, pensando que serão capazes de dar passos importantes ,na recuperação da credibilidade externa do país e também adotar uma nova visão estratégica para o progresso do país, lamentavelmente esta falta do dialogo a mim parece tem deitado por terra estas expectativas. Eu como guineense não posso ficar indiferente perante a situação política do meu país ,que de facto não orgulha a ninguém, queremos um país onde cada um dos seus filhos seja que lugar onde estiver se sinta bem e confiante no seu país.

  10. Caro Desconhecido, em primeiro lugar, não sou advogado deste governo! No entanto, o POVO da Guiné-Bissau gostaria de saber o que este Governo fez, de mal, para merecer tanta DESCONSIDERAÇÃO e FALTA de RESPEITO por parte das suas EXCELÊNCIAS e do JOMAV? Por isso, faço as seguintes Perguntas:

    1- Este é o pior Governo da História da Guiné-Bissau?
    2- Este Governo é o mais corrupto de sempre?
    3- Este Governo esteve envolvido em crimes, de sangue ou não, que não foram punidas ou não têm o processo em andamento?
    4- Porque estão obcecados em derrubar este Governo?
    5-O Governo onde participou o JOMAV teve, no mesmo período, melhor performance do que este?
    6-Os atos de corrupção praticados, por alguns elementos deste governo, foram neste período de Governação do Domingos S. Pereira?

    Se têm Razões fundamentadas, com documentos, ponham-nas ao conhecimento do POVO!
    O POVO só vos entenderá quando apresentarem provas inequívocas do crime que este Governo cometeu! O Contrário será transtorno para o País e o seu Povo! Pois as pessoas já estão fartas de INTRIGAS MESQUINHAS e de NÃO OLHAREM PELOS MEIOS PARA ATINGIREM OS FINS!

    Caro Desconhecido, não há MALABARISMO nenhum que este Governo FEZ ou ESTÁ A FAZER que NÃO FORA FEITO NO GOVERNO EM QUE O JOMAV FOI MINISTRO DAS FINANÇAS! Isso não quer dizer que eu esteja a favor das mesmas coisas acontecerem! Pelo contrário, quero é que sejam combatida sem derrubes de Governos! Como? DIALOGANDO, CHAMANDO À RAZÂO as pessoas, sejam elas governantes ou não!

    O dinheiro das eleições não cai do Céu! É dinheiro dos Contribuintes dos Nossos Parceiros Internacionais!

    Tenham DÓ do POVO e MUITO JUIZO!

  11. NÃO VOU PERDER TEMPO, POIS MEU CONTERANEO TAMILTON TEIXEIRA, TOCOU EMTD, MAS ACRSECENTO NA VERDADE PARA DIZER AOS JOMAV, COMO EMPRESARIO TEM PODERES PARA DECIDIR O QUE QUER, COMO PRESIDENTE DA REPUBLICA TEM PODERES PARA DECIDIR, MAS O QUE O POVO QUER, BIRA POLITICA TEM SIM SEMPRE, MAS COMO SE TRATA DE UMA NAÇÃO HA QUE PONDERAR NOSSOS IMPETOS E EQUACCIONAR NOSSAS DECISO~ES PARA O BEM DO PAIS, QUE DEUS LHE PROTEJA DAS SUA ARROGANCIAS PESSOAL

  12. Tamiltom meus parabéns!
    És um orgulho pra os guineenses ,melhor que os egoístas e macacos em forma de homem que governam o nsso país

  13. Olá meus caros colegas, fiquei satisfeito com as vossas brilhantes ideias, pois é assim que um academico deve agir não de insultos, críticar ou dar opinião não significa insultar, mas sim mostrar a sua ideia como cidadão, quero dizer que continue na mesma linha de ideia.Também gostaria de pedir aos nossos irmão das mídias no sentido contribuir em termos baixar animos de nós populações,porque as vezes as informações que encotramos nos jornais e rádios não nos ajude e ainda peço ao povo da Guiné-Bissau que levem o assunto com calma( É A DEMOCRACIA), sempre existe devirgencia das opiniões, estou confiante nos dois porque são homes do estado.
    Para fechar peço desculpa se os meus escritos fere sencibilidade de alguem a intenção não isso.
    Samuel Adelino Ié

  14. querido ciudadano pido mi sincera disculpa por escribir en español, estoy feliz porque cada día veo que todos guineanos estamos rechazando la violencia porque nunca nos trae soluciones, siempre nos divide pero no confundamos la violencia con conflicto porque son dos cosas totalmente diferente, el conflicto nos hace o nos permite dialogar y llegar nuevas oportunidad, nos hace conocernos quien somos en realidad también nos hace ver se vamos por un bon camino o no, solo quiero deciros el mal intender entre nuestros queridos hermanos es para hacer nos pensar que el bien estar de guenne esta nuestras manos. cada uno de nosotros tiene que poner un poquito de su granito de arena, sé que todos queremos estar con la MANO ARRIBA como hizo padre de la nuestra nación AMILCAR CABRAL TODOS SABEMOS LO QUE EL TRAVIESO PARA ALCANZAR ESTA META. queridos hermanos jóvenes la nuestra terrea es difícil pero tenemos que confiar en nosotros mismos para alcanzar la única vitoria que nos falta que es mantener una estabilidad política. que nos permitirá enfrentar las competencias regionales y internacionales. no quiero hablar de lo acorrido pero os hablo de la fuerza que hay dentro de nosotros solo falta poner lo en practica por ejemplo empezar nos a pedir perdón a los nuestros hermanos que están al nuestro rededor ..solo os pido esto porque esto es la paz la amor la estabilidad que necesitamos. padre de naburan …

  15. Agradecemos essa brilhante exposição do cidadão Tamilton Teixeira! Se, na sua decisão, o Exmo Sr, PR considerar a importância da opinião pública, não terá moral de levar avante a sua possível intenção. Porque na nossa opinião, nós os vulneráveis, ao contrário dos oportunistas, não alinhamos pela queda do governo. Que sejam arranjados mecanismos louváveis para ultrapassar os diferendos. Portanto, acreditamos na PACIFICAÇÃO e está no momento do Exmo Sr PR produzir um discurso neste sentido (pacificação).

  16. Penso que vao chegar a um consenso. mas e preciso entenderem que a queda do governo nao significa o fim do mundo. antes pelo contrario, o derrube so e feito quando esgotados todos os mecanismos disponiveis para a manutencao do governo em questao. nao e preciso alarmar tanto. as vezes, tal e nominal. quando um governo cai, isto nao quer dizer que tudo vai parar. e diferente de um golpe de Estado. segundo nossa constituicao, para substituir um primeiro ministro implica a queda do governo. a reconstituicao do governo pode ser no mesmo dia sem problemas. repito isso so acontece quando a situacao e insuportavel, quando ha fortes motivos que poem em causa a vida do pais. realmente nao houve um dialogo franco e aberto entre as duas figuras, mas quem nao pauta pelo dialogo? o Presidente da Republica ou o Primeiro Ministro? Assistimos os discursos de ambos, do presidente de ANP, de casos de corrupcao e denuncias, casos de impunidades. e preciso dar um freio nesses males sociais. as pessoas estao mal acostumadas, desta vez vai ser diferente, nao vai continuar. doa a quem doer.

  17. Nao se pode levar os egos da tabanca a um Palacio. A actitude do Presidente só demostra a sua falta de talha para um cargo tao nobre e patriótico. Desta vez o povo deve sair a rua para dizer a estes parias de que o povo nao aguenta mais.

  18. Não vamos estar a escrever muito! Nem vamos, por motivo da maturidade, fazer, precipitadamente, o juízo da causa! Queremos é, simplesmente, demonstrar que, qualquer sondagem que poderá ser feita, desde que não seja a volta dos oportunistas, deita por baixo a possível intenção da queda do governo. Mas também, se queremos arriscar, podemos afirmar que, por aquilo que a imprensa faz passar ao público, implicitamente, é fácil saber quem dos dois está a ser mais humilde. E isto permite tirar ilações sobre quem está a ser mal influenciado. Contudo, o importante, não tem a ver com a falta de conhecimento dos procedimentos, aceitabilidade ou legalidade, mas sim, o importante é que o momento não é propício e que ninguém dos menos oportunistas (que representam a maioria) alinha pela queda do governo. Não estamos com a falta do conhecimento do conceito da democracia, não. Pelo contrário está em causa o saber discernir pelas circunstâncias.

  19. Caro camaradas; Obrigado por ter coragem de exercer a sua cidadania, o meu encorajamento a todos os guineenses de levantarmos a vós juntos dizem não, basta isso, queremos a Paz VERDADEIRO, não na BOCA.

    Creio que o PRESIDENTE DA REPUBLICA já recebeu e leu está carta, estou certo de que vai ponderar como PAI de todos nós.

  20. O que não entendo é que a grande maioria dos elementos do Governo de Transição, com tudo de insólito que praticaram, estão a passear livremente sem o incomodo da “justiça”! E a minoria, que está neste Governo, está a ser “acossada” como se fossem os únicos que participaram naquele que foi “o maior festival de corrupção” do seculo XXI! Será que há justiça para uns e não para outros? Quê dos autores do 12 de Abril? A justiça tem que funcionar para todos!

    Com isto, não quero ilibar ninguém! Pelo contrário quero que a justiça prossiga o seu trabalho! Mas ela (a Justiça) terá que ser IMPARCIAL!

    Viva a Guiné-Bissau!

  21. primeiramente agradeço ao meu amado amigo Tamilton Teixeira pela sua maturidade e coragem como cidadão guineense, ainda me parece que, os titulares de órgãos da soberania do nosso país,não têm as suas lições de democracia bem estudadas, neste caso refiro-me a todos seja a presidência da republica, Governo e ANP . Eles continuam a desrespeitar a vontade deste povo tão matrizado. Se eles têm os seus assuntos pessoais, não é bom misturar com o assunto do país, que está a cima de tudo. Vamos continuar viver e estar a lembrar do nosso passado ridículo? Quando todos os guineenses pensavam que era desta é que íamos conhecer os melhores dias e saborear o melhor da nossa democracia, voltamos outra vez ao passado que não nos ajudou. Imploramos aos nossos políticos muito em especial àqueles que estão a nossa frente, para pararem um pouco e pensarem, afim de, poderem retomar o norte do nosso destino melhor.

  22. Caro! Tamiltom Gomes, sem mais a dizer os meus votos de parabéns pela sua modesta opinião. Força estamos junto.

  23. muito obrigado todos os cidadãos guineenses,com tanto preocupação, com razão sobre crise politico no pais.os nossos politicos já esqueceram das promesas de campanha, gritar perante o povo,«PAZ E ESTABILIDADE»,lembro-me Nuno nabiang disse q conhece se bem o Jomav, não vai dar com p. ministro, pedimos união entre politicos, para me este governo é o melhor na história de guine, ha problemas , mas acho q PR não vai demitir o governo pq desta vez não serão os militares , mas será o povo, PR é o arbitro mas não é o juiz, vimos o p.minitros muitas das vezes a pedir o dialogo.as vezs afirmar q sou guieense da vergonha, ma hoje tenho vontade voltar por por grande esforçao desse governo, apostamos no diálogo pq não estamo na monarquia, « kuma ki nó pudi riba casa asim senhor presidente????»os politicos sentem o dor de desse povo tão paravilhoso,mas continuamos ter fé em voces , ate hoje as nossas mães continuam ser escravos, em prol de bem star da familia.já é hora de pensar no futuro não do passado rumo ao desenvolvimento. kinqui pensa mal pa guine riba di si cabeça. viva povo de guine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *