O Governo da Guiné-Bissau através do ministério da Saúde Pública lançou esta sexta-feira, 26 de junho, a campanha de suplementação gratuita de Vitamina – A e desparasitação com Mebendazol para as crianças de 6 a 59 meses.
A campanha de suplementação gratuita a decorrer de 29 a 30 do mês em curso conta com o apoio dos parceiros internacionais do Governo, designadamente Plan Internacional, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A cerimónia do lançamento da referida campanha teve lugar no campo do bairro de Hafia (periferias da cidade de Bissau). Ainda conforme as autoridades nacionais, a iniciativa desta campanha gratuita visa combater as doenças causadas pela falta de Vitamina – A bem como outras causadas por vermes intestinais como a anemia e diarreias em crianças menores de cinco anos.
Em representação da titular do pelouro da Saúde Pública, o Secretário de Estado da Gestão Hospitalar, Domingos Malú disse na sua comunicação que a vacinação “é uma das intervenções mais sucedidas é mais rentáveis porque permite a prevenção de dois a três milhões de mortes de crianças por ano”. Acrescentou ainda que a intervenção do Ministério da Saúde neste aspecto tem reduzido significativamente a taxa de mortalidade infantil, de forma segura e económica.
Contou no entanto que, a estratégia de trabalho adoptado para a presente campanha é de actuar de porta à porta, porque o de acordo com o governante, o objectivo da equipa é de desparasitar as crianças guineenses a cem por cento.
“As crianças deste país têm um futuro e vamos todos proporcioná-las com o mais alto nível de saúde e bem-estar, porque queremos ter crianças altamente saudáveis a crescerem num ambiente de paz, tranquilidade e felicidade”, assegurou.
O Representante da OMS, Ayigan Kossi disse que a saúde materna infantil constitui uma prioridade para a instituição que representa, tendo frisado que “só implementando intervenções como a que acaba de ser lançada é que se poderá alcançar sucessos neste domínio e consequentemente caminhar para alcançar os objectivos”.
“A carência em Vitamina A afecta cerca de 19 milhões de grávidas e 190 milhões de crianças em idade pré-escolar, principalmente na região africana e no sudoeste asiático. A suplementação com vitamina A nas crianças de 6 a 59 meses de idade, contribui para a redução do risco global de mortes em 24 por cento de mortalidade por diarreia, 28 por cento de mortalidade todas as causas e 45 por cento em crianças seropositivas”, assinalou.
Em nome do UNICEF, Antero de Pina assegurou que a desnutrição continua a ser a principal causa de mortalidade das crianças menores de cinco anos no mundo, tendo informado que os maiores índices são verificados nos países em desenvolvimento, onde cerca de 5,6 milhões de crianças menores de cinco anos morrem cada ano.
O representante do Plan Internacional, Alassana Dragou assevera que a polarização da atenção da saúde dos menores de cinco anos nos dias de hoje, conforta-lhes e aumenta as esperanças entre as próprias crianças especialmente as mais vulneráveis, porque este é um passo para alcançar o seu bem-estar.
Afirmou que a campanha é uma recomendação internacional que consiste na ingestão de suplemento de vitamina em dose elevada a cada seis meses para crianças dos 6 a 59 meses que vivem em países infectados por estas deficiências.
Por: Aissato Só





















