O Secretário Executivo do Observatório Guineense da Droga e da Toxicodependência (OGDT), Abílio Aleluia Có Júnior, foi distinguido com o Prémio de Líder Emergente na África, devido a luta travada pela sua organização contra o tráfico e consumo de todo o tipo de droga na Guiné-Bissau.
O ativista “antidroga”, como é apelidado pela mídia internacional, que tem denunciado nos últimos tempos o aparecimento de novas substâncias que têm impactado negativamente a vida da juventude guineense, recebeu o prêmio em Acra, capital do Gana.
A distinção insere-se numa atividade realizada pela Conferência de Líderes Emergentes de África (AfELEC), que reúne jovens líderes visionários, especialistas e profissionais de diversas áreas do continente africano para discutir e explorar práticas de liderança inovadoras, partilhar conhecimentos e inspirar mudanças positivas.
BIOGRAFIA
Nascido em Bissau. Licenciado em sociologia e bacharel em antropologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS – Brasil) em 2007. Pós-Graduado em Educação pela Escola de Sociologia e Política Públicas no Instituto Universitária de Lisboa (ISCTE-IUL), em Setembro de 2012. Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitária de Lisboa (ISCTE-IUL).
Docente universitário, investigador, consultor e ativista social defensor e promotor de direitos humanos dos usuários de drogas na Guiné-Bissau. Em 2015, fundou a ONG Observatório Guineense da Droga e da Toxicodependência (OGDT), onde exerce a função do Secretário Executivo. Foi igualmente Ponto focal da CEDEAO para o Combate ao Tráfico e o Consumo de Drogas e Crime Organizados e membro de Rede de WANCSA da CEDEAO.
Trabalhou em consultorias com a UNODC para dinamizar formações sobre o Papel de Juventude na Prevenção Ao Uso de Drogas” e “Prevenção Ao Uso de Drogas com Base Comunitária” pela Rede de Criança e Jovens, Jornalistas (RCJJ) e Rede Nacional de Associações Juvenis (RENAJ). Assim como consultoria para a WANEP-GB para Criação da Rede Nacional de Combate à Droga na Guiné-Bissau.
Criou através do observatório, o Boletim Informativo denominado “Infor Droga”, um jornal para informação diversificado sobre o combate e consumo de todo o tipo de droga. No dia 22 de agosto, recebeu o Prémio de Líder Emergente na África, pela sua dedicação na luta contra o consumo de drogas na Guiné-Bissau.
Por: Assana Sambú
















