Vitória chinesa na 2ª Guerra Mundial: EMBAIXADA DA CHINA REALIZA EXPOSIÇÃO COM FOTOS SOBRE A RESISTÊNCIA DO POVO CHINÊS  

A Embaixada da República Popular da China realizou, esta quinta-feira, 4 de setembro de 2025, uma exposição no âmbito das celebrações do 80.º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a agressão japonesa e na Guerra Mundial Antifascista, que contou com a exibição de 60 (sessenta) fotografias que retratam diferentes momentos do conflito.

A exposição, organizada numa das unidades hoteleiras de Bissau, reuniu membros do governo, representantes de organizações internacionais, membros do corpo diplomático, oficiais militares e associação de amigos da China, que assistiram e ouviram a explicação do embaixador da China, Yang Renhuo, sobre a história narrada por cada imagem.

Presidindo à cerimónia de abertura, o embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Popular da China, Yang Renhuo, recordou que, na cerimónia de comemoração do 80.º aniversário da vitória, o Presidente Xi Jinping evocou no seu discurso o árduo percurso da guerra de resistência do povo chinês contra a agressão japonesa, destacando os significativos contributos da China para a vitória na Guerra Mundial Antifascista.

“Expressou claramente a firme determinação da China em seguir o caminho do desenvolvimento pacífico e em trabalhar com os povos de todos os países para construir uma comunidade com um futuro partilhado para a humanidade. Emitiu uma mensagem forte: a grande revitalização da nação chinesa é imparável”, referiu Yang Renhuo, acrescentando que o Presidente Xi Jinping afirmou ainda que “a nobre causa da paz e do desenvolvimento para a humanidade triunfará certamente!”.

Yang Renhuo sublinhou que o discurso do Presidente chinês fornece uma orientação e uma direção importantes para o desenvolvimento futuro da sociedade humana.

“Para permitir que os amigos conheçam de forma mais vívida e abrangente o árduo percurso de 14 anos do povo chinês na guerra de resistência contra a agressão japonesa, a nossa embaixada acolhe hoje esta exposição, composta por cerca de sessenta preciosas fotografias históricas. Estas imagens retratam de forma vívida a destruição e os massacres bárbaros, brutais e horríveis perpetrados pelos invasores japoneses na China”, afirmou o diplomata no seu discurso.

Acrescentou que as fotografias demonstram a firmeza de toda a nação chinesa na resistência à agressão estrangeira, bem como momentos comoventes da solidariedade internacional para com a China durante o conflito.

“Acredito que, através destas imagens, todos poderão compreender melhor a verdade histórica, valorizar a vitória arduamente conquistada, construir um consenso em torno da paz e traduzi-lo em ações concretas para salvaguardar, em conjunto, os frutos dessa vitória. Hoje, a paz e o desenvolvimento tornaram-se os temas centrais da nossa época, e a procura de uma vida feliz e melhor é a aspiração comum dos povos de todos os países”, concluiu.

Presente no evento, o ministro dos Combatentes e da Liberdade da Pátria, Aly Hijazi, disse que a China resistiu heroicamente contra o invasor, constituindo desta forma uma fonte de inspiração para todos os combatentes e povos de outras nações.

O governante disse ainda que a China deu uma grande contribuição na luta antifascista, o que permitiu a derrota do Japão e recuperação dos territórios ocupados pelos japoneses.

“Foi essa contribuição decisiva da China para a luta comum, que também provocou a abolição dos tratados desiguais herdados no século passado”, disse, para de seguida, afirmar que a celebração do 80º aniversário dessa vitória conquistada com muito esforço, justifica plenamente a organização do desfile militar, nesta semana, no coração da capital, Pequim. 

Por: Assana Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *