Mundial 2026: EMILIANO TÉ ESTREIA-SE COMO SELECIONADOR NACIONAL COM DOIS NOVIDADES NO SEU PRIMEIRO ONZE 

O Selecionador Nacional de Futebol, Emiliano Té, estreia-se hoje no comando técnico dos “Djurtus”, em partida diante da seleção da Serra Leoa na sétima jornada da zona africana do apuramento para o Campeonato do Mundo 2026 do grupo A, no Estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau. 

Considerada a partida mais importante na luta pela qualificação para o próximo mundial pela Guiné-Bissau, Emiliano Té escalou o seu primeiro onze inicial sem grandes novidades em relação à anterior estrutura técnica nacional, liderada por Boa Morte. 

No onze apresentado pelo treinador guineense, destaque vai para Iano Imbene e Mamadi Camará, dois jovens que foram internacionais guineenses, uma vez que já jogaram pela seleção nacional em outras ocasiões. 

Depois de duas derrotas consecutivas, fora e em casa, diante da Serra Leoa e do Burkina Faso no mês de março último, pela quinta e sexta jornada, a Seleção Nacional é obrigada a vencer esta partida frente à seleção de Serra Leoa se pretender continuar na luta pelo primeiro apuramento para maior competição de futebol mundial.

As duas seleções estão separadas por dois pontos na tabela classificativa, ou seja, a seleção de Serra Leoa tem 8 pontos, enquanto a Guiné-Bissau tem menos 2 pontos na tabela classificativa.

Em conferência de imprensa da antevisão da partida, o Selecionador Nacional, garantiu que a Guiné-Bissau está determinada a vencer a partida diante da seleção da Serra Leoa no sentido de manter as aspirações da Seleção Nacional na luta pela qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.

Presente em conferência de imprensa, o capitão da Seleção Nacional, Mama Baldé, diz que vai ser um jogo bastante difícil, mas os jogadores estão confiantes para conseguir os três pontos diante da seleção de Serra Leoa em Bissau.

Em caso da vitória a Guiné-Bissau vai conseguir sacudir a pressão a volta do grupo de trabalho, mas em caso de derrota estará praticamente fora de luta para marcar presença no mundial.

Onze da Guiné-Bissau para esta partida: 

Manuel Baldé, Jefferson Encada, Sori Mané, Bura, Iano Imbene, Mamadi Camará, Dálcio Gomes, Fali Candé, Mama Baldé, Carlos Mané e Beto. 

Onze de Serra Leoa: 

Sesay, Kakay, Turay, Bah, Tarawallie, Samadia, Dumbuya, Fornah, Kargbo, Koroma e Kamara. 

Esta partida será a única do grupo A a disputar-se hoje, porque os restantes jogos serão jogados amanhã. 

Djibouti defronta a sua congénere do Burkina Faso e o Egito joga contra a Etiópia. O Egito comanda a tabela classificativa com 16 pontos, seguido pelo Burkina Faso com 11 pontos, a Serra Leoa com 8 pontos, Etiópia com 6, Guiné-Bissau com 6 pontos e Djibouti com 1 pontos. 

Por: Alison Cabral

Foto: Marcelo Na Ricthe 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *