O presidente da Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF), Dembo Sissé, assumiu hoje o compromisso de continuar a lutar contra todas as formas de “corrupção, de manipulação de resultados e de outras práticas” , que mancham a integridade do desporto na Guiné-Bissau, principalmente o futebol.
Sissé prometeu dirigir a Liga com base em “democracia, transparência, eficiência e profissionalismo”, enquanto estiver à frente da instituição desportiva nos próximos 4 anos.
”O nosso compromisso é de continuar a lutar contra todas as formas de corrupção, de manipulação de resultados e de outras práticas que mancham a integridade do desporto. Vamos dirigir com base em democracia, transparência, eficiência e profissionalismo”, afirmou Dembo Sissé”.
”Mas este caminho não será trilhado apenas com os esforços da Liga. Precisamos de apoio do Governo, da Federação de Futebol, dos Clubes, das empresas e, sobretudo, dos adeptos. O futebol é um património coletivo da nação”, disse.
Sissé discursava no ato da tomada de posse dos novos órgãos sociais da LGCF, num dos hotéis de Bissau, presidido pelo ministro da Cultura, Juventude e Desportos, Alfredo Malú, e na presença dos representantes da Federação de Futebol do país (FFGB) e do Comité Olímpico da Guiné-Bissau (COGB).
O reeleito presidente da LGCF garantiu, no seu discurso, que a nova direção da instituição desportiva que assumiu tem três grandes eixos estratégicos, nomeadamente afirmação da LGCF, dinamização do futebol nacional e valorização das competições.
”Queremos consolidar a LGCF como uma instituição credível, transparente e moderna, capaz de projetar a Guiné-Bissau no cenário africano e internacional. Vamos investir na profissionalização, na valorização do futebol como produto económico e cultural na capacitação dos nossos quadros e dirigentes. O futebol não é apenas um jogo. É uma indústria, educação, e desenvolvimento”, declarou Sissé.
”Os nossos campeonatos e as taças devem ser palcos de espectáculo, de competitividade e de orgulho nacional. Precisamos atrair patrocinadores, dar mais visibilidade mediática e fazer com que os adeptos se sintam cada vez mais paixão e pertença pelos seus clubes”, acrescentou.
Sissé, que foi presidente de Cupelum FC, lembrou que o futebol guineense só será verdadeiramente forte se os seus clubes forem fortes.
”E os clubes só serão fortes se estiverem unidos numa Liga sólida, transparente e comprometida com os seus interesses”, indicou.
Na sua curta declaração perante os seus associados, Sissé agradeceu o apoio do governo em 100 milhões de francos CFA para reduzir as dificuldades financeiras aos clubes da primeira e segunda liga, tendo em vista a próxima temporada desportiva 2025-2026, mas também enalteceu os apoios dos parceiros da LGCF, que permitiram à Liga alcançar sucessos obtidos na dignificação dos Clubes.
Presidindo a cerimónia da tomada de posse, o ministro da Cultura, Juventude e Desportos, Alfredo Malu, garantiu a disponibilidade do governo em continuar apoiar o futebol nacional nas suas atividades desportivas.
Malu realçou a confiança dos associados na recondução de Dembo Sissé para os próximos 4 anos e garantiu que o governo está aberto para continuar a dialogar com a LGCF, de forma transparente em prol do Futebol Nacional.
Eleito pela primeira vez em setembro de 2021, Dembo Sissé foi reeleito presidente da LGCF no passado dia 30 de agosto de 2025, num ato eleitoral que decorreu na sede no organismo no alto de Bandim, em Bissau.
Sem a oposição no escrutínio, Dembo Sissé obteve 37 votos dos 38 clubes com direito ao voto, de acordo com resultados anunciados pela Comissão Organizadora de Eleições.
Houve um clube que não votou nesta Assembleia Geral eletiva. Segundo apurou a seção desportiva do Jornal O Democrata, o clube que não votou foi Ajuda Sport Clube (ASC).
Sissé, que havia sido eleito em setembro de 2021 para o primeiro mandato, ao derrotar Sana Djau. Foi escolhido para um segundo mandato por quase 100% dos associados da LGCF.
Importa salientar que Sissé substituiu no cargo em setembro de 2021, Fernando Tavares “Bene”.
Eis os nomes e as funções dos dirigentes do futebol que tornaram posse esta sexta-feira em diferentes direções:

Órgãos Sociais da LGCF
Mesa de De Assembleia Geral
Presidente – Justino Sá
Vice- Presidente – Vladimir Armando Pereira
Secretário – Roberto Honório Tamba
1º Vogal – Seco Sadibu Cassama
2ª Vogal – Alexivrandra Marques Teixeira
Direcção Executiva
Presidente – Dembo Sissé
1º Vice Presidente – Rui da Silva
2º Vice Presidente – Cabi Sanha
3º Vice Presidente – Bucar Sanha
4º Vice Presidente – Briguel Duarte Ciro
5º Vice Presidente – Braima Fadera
6º Vice Presidente – Fode Dabó
1º vogal – Alassana Bá
2º vogal – Dulceneia Domingos Sabastião
Secretário geral – António Nabituque
Responsavél Administrativo – Assan Fall
Conselho Fiscal
Presidente – Álvaro Pereira
Vice Presidente – Maimuna Cassamá
Secretário – Queba Bandjai
Vogal – Braima Danfa
Vogal – Malique Sano
Por: Alison Cabral





















