A Plataforma Republicana – “Nô Kumpu Guiné”, designou Ilídio Vieira Té, atual Ministro das Finanças do governo de iniciativa presidencial, para dirigir a campanha eleitoral da Coligação Eleitoral tida como “leal” ao Presidente Umaro Sissoco Embaló, para as próximas eleições de 23 de novembro.
A nomeação de Ilídio Vieira Té, como diretor Nacional da Campanha Eleitoral da Plataforma, consta de um despacho divulgado na sexta-feira, 19 de setembro de 2025.
No documento, Botche Candé, coordenador da Plataforma Republicana- Nô Kumpu Guiné, disse que a decisão prende-se com “a imperiosa” necessidade de reorganizar o regular e melhor funcionamento da Plataforma política que já declarou apoio a Umaro Sissoco Embaló para o segundo mandato.
”Dada a imperiosa necessidade de reorganizar e assegurar o regular e melhor funcionamento da Plataforma dos partidos políticos que apoiam Embaló a um segundo mandato” , pode ler-se no despacho, que também nomeou Fernando Mendes para desempenhar as funções do mandatário junto ao Supremo Tribunal de Justiça nas Eleições Legislativas que se avizinham.
Até ao momento, o Presidente Sissoco Embaló é a única figura que se declarou publicamente candidato às presidenciais com apoio da Coligação Eleitoral Nô Kumpu Guiné, embora já o tenha feito nos primeiros momentos, de forma informal, como independente.
No meio desta semana, no âmbito de encontros separados com algumas figuras políticas do país promovidos pelo ex- Presidente da República, José Mário Vaz, Baciro Djá, que coordena a Aliança Patriótica Inclusiva- API Cabas Garandi, disse que essa Plataforma não indicou até ao momento uma figura para representá-los nas presidenciais, por estarem a procurar uma pessoa com perfil e que esteja à altura de derrotar Umaro Sissoco Embaló, no dia 23 de novembro deste ano.
Por: Filomeno Sambú
















