O Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) lançou, na manhã desta terça-feira, 30 de setembro de 2025, a Plataforma Interoperável do Sistema de Pagamento Instantâneo (PI-SPI), que permite a transferência gratuita de moeda eletrônica entre pessoas, bem como entre as pessoas e os bancos comerciais e estabelecimentos de pagamento.
A PI-SPI é uma infraestrutura regional unificada de pagamentos instantâneos, concebida e gerida pelo BCEAO. Esta plataforma elimina as barreiras entre bancos, instituições de microfinanças, emissores de moeda eletrônica e estabelecimentos de pagamento, possibilitando aos cidadãos enviar ou receber fundos em tempo real.
O lançamento da plataforma decorreu na sede principal do BCEAO, em Dacar, capital do Senegal, e foi transmitido em direto para os oito países da União Económica e Monetária Oeste-Africana, através das respetivas agências nacionais. Em Bissau, a cerimónia contou com a presença da diretora nacional do BCEAO, Zenaida Maria Lopes Cassamá, de altos responsáveis do banco central, de representantes de instituições públicas, de bancos comerciais e de empresas de telecomunicações.
“LANÇAMENTO DA PI-SPI É UM MARCO HISTÓRICO POR SER UMA INOVAÇÃO QUE ACOMPANHA A DINÂMICA MUNDIAL” – CHEIKH DIBA

Presidindo a cerimónia do lançamento da PI-SPI, o ministro senegalês das Finanças e do Orçamento, Cheikh Diba, disse que o lançamento da Plataforma Interoperável do Sistema de Pagamento Instantâneo é um marco histórico por ser uma inovação que permitirá acompanhar a dinâmica mundial, na matéria de cibersegurança e de outros crimes transnacionais.
O governante senegalês, que também exerce atualmente a função de presidente do Conselho de Ministros da UEMOA, explicou que a plataforma ora lançada traduz a conclusão de uma visão comum de todos os Estados membros da união para um ecossistema financeiro mais inclusivo, dinâmico, capaz de responder as necessidades das populações.
Diba afirmou, na sua comunicação, que o dispositivo lançado testemunha a vontade do banco central em modernizar os circuitos de pagamentos e aumentar a capacidade das instituições financeiras.
O ministro das Finanças e do Orçamento do Senegalassegurou que essa data ficará gravada na memória coletiva, “porque a partir desse momento, todos os países da UEMOA terão facilidade nas suas transações, como também vai acabar com a distância entre as pessoas e as instituições”.
O Governador do Banco Central dos Estados da África Ocidental, o marfinense Jean-Claude Kassi Brou, explicou no seu discurso que o projeto desta plataforma foi iniciado em 2022, visando reforçar a inclusão financeira, e não só, como também reduzir os custos das transações fiduciárias, e estimular a inovação e consolidar a integração económica e financeira no espaço comunitário.

“A clientela efetua as suas compras gratuitamente em qualquer comerciante, através de um código QR ou uma identificação, independentemente da instituição, ou seja, paga sem precisar de estar na mesma rede que o comerciante”, contou.
Jean-Claude Kassi Brou disse que as faturas de eletricidade ou de internet podem ser pagas a partir de um telemóvel, mesmo que o fornecedor esteja ligado a outra rede.
Importa referir que a partir do lançamento da plataforma,45 instituições financeiros iniciaram a utilização do serviço da Plataforma Interoperável do Sistema de Pagamento Instantâneo (PI-SPI).
Refira-se ainda que no final da cerimónia, o governador do BCEAO efetuou uma transferência simbólica no valor de dez mil francos cfa da sua conta, através do seu telefone e utilizando esta plataforma para uma conta bancária de uma pessoa.
Por: Assana Sambú





















